17ª edição do Livro do Círio se firma como um produto que fomenta a cultura e a economia
- blognewschristian
- 17 de out.
- 1 min de leitura
O Círio de Nazaré é anualmente documentado em uma obra que transcende o registro religioso: o Livro do Círio Oficial. Em sua 17ª edição, a publicação, realizada pelas editoras Verde e Guia, reafirma seu papel como um importante produto cultural para o Pará.

Sob a responsabilidade dos jornalistas Mauro Bonna e Beth Mendonça, o livro é um esforço coletivo de cerca de 40 profissionais. A edição de 2025 foi lançada no dia 7 de outubro na Casa de Plácido, durante a programação oficial de abertura do Círio, e apresentada a patrocinadores no dia 8. O alcance cultural da obra foi evidenciado no dia 10 de outubro, quando exemplares foram distribuídos como souvenir na Varanda da Fafá para artistas e convidados.

A obra bilíngue, com aproximadamente 400 imagens, não apenas documenta a procissão, mas revela a alma da festividade. Para quem deseja conferir de perto, as editoras Verde e Guia promovem uma exposição com a coleção dos livros nos shoppings Pátio Belém e Bosque Grão Pará, com visitação aberta até o dia 20 de outubro. A exposição será incorporada ao acervo permanente do Memorial de Nazaré para o conhecimento das futuras gerações. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas no site livrosocirio.com.br ou no perfil do Instagram (@livrodocirio).



















Comentários