25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes começa neste sábado (27)

A cultura paraense celebra o retorno da mais importante programação literária do estado: a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que este ano chega a sua 25ª edição, reunindo leitores, escritores e outros artistas locais e nacionais. Após dois anos sendo realizada fora do Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o evento retorna ao espaço, que será reaberto após o encerramento das atividades como Hospital de Campanha. A abertura ocorrerá às 9h, com a presença do secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, do secretário adjunto, Júnior Soares, e de outras autoridades.


Durante nove dias, os visitantes poderão apreciar atividades variadas, como shows, encontros literários, apresentações teatrais, rodas de conversa, saraus, entre outros, divididos pelas seguintes temáticas: Vozes dos Homenageados, Vozes do Escritor Paraense, Vozes da Inclusão, Vozes da Cultura Popular, Vozes da Memória e do Patrimônio, Vozes da Infância, Vozes da Inovação, Vozes Urbanas e Vozes da Amazônia.



Também será a oportunidade para adquirir os títulos que estão há muito tempo na lista de desejos dos leitores. Este ano, os grandes homenageados da Feira do Livro serão a cantora, compositora e poetisa, Dona Onete, e o escritor, jornalista e roteirista, Edyr Augusto Proença, que estarão presentes no evento. A visitação ocorrerá das 9h às 21h, com entrada franca.


Um dos artistas de destaque da programação é o roteirista e escritor afrofuturista Ale Santos, que terá seu livro “O último ancestral” adaptado para as telas. Finalista do prêmio Jabuti 2020 e do CCXP Awards, ele fala sobre a expectativa de participar de uma feira do livro na Amazônia e se aproximar ainda mais do público paraense.


“O Pará é uma região tão rica em história, uma cultura própria que vive em cada detalhe que a gente tem contato pela televisão ou pela internet, lugar de artistas geniais que me inspiram também, como a Gaby Amarantos, que para mim mergulha na mesma fonte do afrofuturismo. Estou extremamente empolgado em poder participar da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, para viver toda essa energia fabulosa de perto e conhecer o imaginário desses leitores que são especiais”, comentou.


Além do escritor, também confirmaram presença a jornalista Cristina Serra; o escritor e professor Daniel Munduruku; a atriz e escritora Elisa Lucinda; a digital influencer PcD Clarinhamar; o coreógrafo e carnavalesco Milton Cunha; a artista visual Criola; a escritora paraense Monique Malcher; e os homenageados na Feira em 2019, o escritor João de Jesus Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus.


O encerramento de cada dia será feito na Arena Externa, com apresentações musicais de Dona Onete; Amazônia Jazz Band e os convidados Lia Sophia, Keila Gentil, Luê e Pedrinho Cavallero; Tribo de Jah; um encontro de carimbó com Sereias do Mar (Marapanim), Mestre Damasceno (Salvaterra) e Mestre Chico Malta (Santarém); Batuque Cabano, com escolas de samba de Belém, e Banda Sayonara; Os amantes - Jaloo, Leo Chermont e Arthur Kunz; Show Talentos Jovens do Pará com Bia Dourado, Mel Chaves, Bella Moura, Renan Andrade e Alan Cauê; Aparelhagem Crocodilo; Viviane Batidão e Fafá de Belém.


Serviço:

25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Data: 27 de agosto a 04 de setembro de 2022

Horário: 9h às 21h

Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém/PA)

Entrada franca

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square