De 8 a 10 de dezembro, ocorre, na Ilha de Cotijuba, em Belém, a 3ª edição do Festival Pyracema. Durante os dias de programação, nas comunidades Pedra Branca e Seringal, o público poderá acompanhar diversas ações culturais e socioambientais. A iniciativa é uma realização do Coletivo Cultural Pyracema e Templo de Umbanda Caboclo Rompe Mato e conta com o apoio da Equatorial Pará.
O Festival é diversificado e inclui feira de artesanato, performances, cortejos de vacas e bois-bumbás, contação de histórias, circo, saraus e cineclubes. Além disso, são oferecidas atividades especialmente pensadas para o público infanto-juvenil, entre essas atividades, destacam-se ações de educação socioambiental, como mutirões de limpeza da praia e plantio de mudas.
Na programação musical se apresentarão na sexta-feira, 8, O Bendito Carimbó, Maiara Almeida, Naieme, Mestre Dimmi convidando Carimbó Selvagem e a performance drag Migonga. No sábado, 9, haverá show de Nazaré Pereira, Mestre Lourival Igarapé, Mestre RaiMundé, Toró Açu, O Bendito Carimbó e uma performance de fogo com a companhia circense Corpo de Rua e Byxa do Mato. O domingo, 10, encerra o festival com a participação do TrioSons, Mateus Moura, Buiú Mãos de Veludo, Encanto do Tambor e Batucada Misteriosa.
Mãe Márcia de Xangô, representante do Coletivo Cultural Pyracema, conta que o festival foi pensado de forma a alcançar diversos públicos, desde as crianças até os adultos.
“Queremos ser um espaço para todos. Temos a programação gratuita, que começa desde de manhã. As atrações musicais acontecem à noite e são voltadas para o público adulto, mas desde cedo temos ações pensadas especialmente para o público infanto-juvenil”, comenta Mãe Márcia.
De acordo com Renata Sade, analista de Marketing da Equatorial Pará, a distribuidora de energia, que é a maior patrocinadora de cultura do estado, sempre busca apoiar iniciativas que valorizam as expressões locais e que democratizam o acesso à arte e a cultura popular.
“A distribuidora, ao apoiar este evento, transforma Cotijuba em um polo de educação socioambiental e cultural. Este apoio não é apenas um investimento na cultura, mas um investimento no futuro da comunidade e no desenvolvimento sustentável da ilha. Trata-se de um legado que vai além do entretenimento, inspirando os jovens e fortalecendo as raízes culturais de Cotijuba”, destaca Renata.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o projeto pelas redes sociais: https://tinyurl.com/2dj663us
Serviço:
3ª edição do Festival Pyracema
Quando: de 8 a 10 de dezembro
Onde: comunidades Pedra Branca e Seringal, em Cotijuba
Entrada gratuita
Comments