39a edição do Circular nas ruas do centro histórico de Belém

O domingo, 3 de abril vai ser agitado no centro histórico de Belém. Serão quase 30 espaços, entre galerias, museus, casarões culturais, restaurantes, hostels e muitos outros empreendimentos criativos das diversas áreas da cultura, abertos com com programações que vão das 8h às 20h, nos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. "Teremos um dia vibrante, com novos parceiros e outros que já estão circulando há 9 anos. A cada nova edição a gente se fortalece de novo e, consequentemente, valoriza o centro histórico da cidade", diz Adelaide Oliveria, da equipe gestora do Circular.


Desde que iniciou a pandemia, não era realizada uma edição tão robusta. Em 2019, o projeto já contava com 44 espaços cadastrados com sede no centro histórico de Belém, além de seis projetos volantes. Em 2020, vários deles fecharam as portas ou encerraram as atividades e todas as edições do projeto foram digitais. Em 2021, ainda teve ação na virtualidade, mas em agosto, outubro e dezembro as edições foram híbridas e, aos poucos, os espaços foram (re)abrindo com ações presenciais.


E agora, a primeira edição deste ano chega 100% presencial. Fiquem atentos, pois os dois novos endereços estarão no circuito a partir desse domingo de abril, valendo em dobro ou triplo, pois a Casa Soma Cultural, na Cidade Velha, e a Vila Prana, no Reduto, reúnem vários parceiros e diversas iniciativas em seus ambientes.


A Vila Prana, por exemplo, ocupa um prédio de dois andares em área de interesse de preservação do patrimônio histórico, onde amigos se reuniram para trabalhar e morar, há cerca de dois anos. Uma década antes, o prédio foi reformado e era utilizado somente por estabelecimentos comerciais. Segundo Carol, moradora e empreendedora na Vila "aqui é um oásis particular onde buscamos por harmonia, empatia e lixo zero. E nos fortalecemos como unidade, através dos nossos negócios individuais". Confiram na programação, os detalhes de cada um dos ocupantes da Vila.


Já a Casa Soma surge do amor de duas amigas pelas artes, cultura regional e vontade de apoiar a cena independente de Belém. Inaugurada em janeiro de 2022, o espaço conta com salas para aluguéis mensais, sala de reuniões, área externa com piscina para eventos, estações de trabalho além de vários outros cantinhos aconchegantes para bater um papo despretensioso ou planejar eventos. A estreia de uma programação neste Circular Campina Cidade Velha, promete.



Outra boa notícia é a volta de vários espaços ao circuito, como a reabertura da Kamara Kó Galeria, fechada desde inicio de 2020, e o retorno do Coletivo Aparelho, no Mercado do Porto do Sal. O Roteiro Geo-Turístico que realizou inúmeras lives durante as edições digitais, também está de volta e realiza o seu percurso pelo Ver-o-Peso. Há outros, como por exemplo, o Centro Cultural de Justiça Eleitoral, Igapó Ladrilho, Xibé Cultural e o Comitê Arte Pela Vida, entre os que estavam um tanto sumidos do projeto. Confira a programação completinha nas redes sociais e site do projeto.


O Circular Campina Cidade ruma em direção aos seus 10 anos, tempo em que vem chamando atenção para a necessidade de cuidados e preservação do patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, ambiental e humano nos bairros envolvidos e que deram origem à cidade, onde iluminação, limpeza, segurança continuam sendo as principais reivindicações dos moradores e trabalhadoras dessa área junto ao poder público.


A riqueza patrimonial e as diversas iniciativas culturais existentes nestes bairros chamaram atenção da produtora e galerista Makiko Akao que propôs, inicialmente, a realização de um circuito feito pelas galerias e ateliês sediados na Campina e Cidade Velha. E logo na primeira saída foi possível perceber que além desses espaços ligados diretamente às artes visuais, também havia outros espaços de arte e cultura, além de restaurantes e museus formando um conjunto de potencias para incentivar um turismo cultural e sustentável nestes bairros.


Os anos passaram e o Circular se tornou uma grande rede representativa da sociedade civil com ações sócio-culturais no centro histórico de Belém. Não à toa, em 2018, recebeu o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2018, do IPHAN, na categoria Iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Material. Desde que o projeto surgiu, já lançou dois documentários, 8 edições da Revista Circular Digital e três edições do Fórum Circular foram realizadas com debates sobre patrimônio.


No final do ano passado, o projeto também lançou uma versão atualizada do seu APP, que agora sugere uma série de roteiros pelos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto. Neste domingo, 3 de abril, em todos os espaços parceiros do Circular será obrigatório o uso de máscaras e apresentação da carteirinha de vacinação comprovando a aplicação de duas doses da vacina contra a Covid-19.



39a EDIÇÃO - PROGRAMAÇÃO - POR BAIRRO

DOMINGO 3 DE ABRIL DE 2022


BAIRRO DA CAMPINA


AP – ASSEMBLEIA PARAENSE - SEDE SOCIAL – Terrace - Horário: 10h às 16h. Endereço: Av. Presidente Vargas, 762. Contato: Dir. Art. Cultural: (91) 9 9190.3557.

10h - Arte Photoclube AP - Exposição “A arte delas” - Artistas participantes: Cristina Gemaque, Duda Leão, Lorena Chady, Paula Sefer, Rose Maiorana, Rosana Uchoa, Walda Marques, Maite Zara.

12h - Música ao vivo com Ingrid Serruya (voz E violão).

10h às 16h - Venda de comidas e bebidas.

Obs: Para acessar o clube é obrigatório apresentação do comprovante de vacina com esquema de vacinação completo (2 doses) e uso de máscara.

CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA ELEITORAL - CCJE – 9h às 16h – Endereço: Rua João Diogo, 254 – Campina – Belém-Pará (ao lado do Corpo de Bombeiros). Contato: (91) 3346-8018 .

Galeria: “Diário-Tempo”, coletiva de 13 artistas com curadoria de Glauce Santos e Jean Ribeiro - Obras dos artistas Alexandre Alexandrino (BA), Elton Galdino (PA), Gyselle Kolwalsk (PA), Ione Reis (BA), Itatiane Moraes (PA), Kátia Lima (PA), Lívia Prestes (PA), Maurileno Sanches (PA), Mário Noronha (PA), Mileide Barros (PA) , Otávio Castro (PA), Rosângela Colares (PA) e Verônica Limma (PA).

Térreo: Exposição de longa duração “Cidadania - um olhar através do tempo”.

Obs: O CCJE cumpre todas as medidas de segurança sanitária exigidas para controle da pandemia. Ainda é obrigatório o uso de máscara em todos os seus espaços.

ESPAÇO CULTURAL VALMIR BISPO E ATELIÊ JUPATI – 9h às 17h – Endereço: Trav. Padre Prudêncio,681 (entre Carlos Gomes e Gama Abreu) - contato (91) 8513.3347.

9h - Exposição “Transvê Poesia e Fotografia”- Tema: As Veias Populares da Poesia Brasileira - Parceria entre Ateliê Jupati, o coletivo Transvê de Minas Gerais e o Foto Cine Clube Grão Pará – FCCGP - II Intervenção Poética Nacional.

Obs: O público poderá levar as garrafas com o poema ou a fotografia gratuitamente. Gostou? Leva!

9h - Exposição - “Entre Mundos: Memórias de um tempo fora do tempo”, com a artista visual Marcelle Nascimento e curadoria Camila Fialho.

9h até 17h- Feirinha Jupati com os expositores diversos.

10h até 11h – Musicalização para Crianças com o Duo Erê com os músicos Paulinho Maia e Diego Xavier.

12h até 15h – Almoço com Toró Gastronomia Sustentável.

14h30 até 15h – Contação de História com o Mestre Bonequeiro Saci Ângelo.

15h até 17hs – Bate-papo Jupati Tema: “A mulher dentro do audiovisual paraense”, com Adriana Farias, Tamires Cecim e Suellen Willis.

ASSOCIAÇÃO FOTOATIVA – Espiral do Tempo: Jornada Pinhole Day - Praça das Mercês.

9h às 14h : Mini-Jornada Pinhole Day - prévia para a Jornada Pinhole Day 2022 que esse ano tem como título “Espiral do tempo”.

Inscrição: On-line no site da Fotoativa - Valor: R$30,00

Contato: 99136.6479

KAMARA KÓ GALERIA – Das 10 às 17h- Endereço: Trav. Frutuoso Guimarães, 611- Contato:

Exposição Coletivo/Individual: Flavya Mutran, Miguel Chikaoka, Pedro Cunha e Danielle Fonseca - Cada artista apresenta sua individualidade com um olhar diferenciado, uma estética própria, uma forma de interpretar o mundo.

- Flavya Mutran: um recorte da série There’s no place, “um lugar utópico”;

- Miguel Chikaoka: duas obras do início de sua carreira de fotógrafo, ainda nos anos 70 em Paris;

- Pedro Cunha: três obras, sendo uma inédita e duas que fizeram parte da Exposição Silêncios e Vazios, em 2014;

- Danielle Fonseca: obra “Uma ilha, é por definição, um prolongamento”.

RESTAURANTE DONA JOANA - (alimentos sem glúten e sem lactose) – Das 11h às 18h - Endereço: Trav. Campos Sales 482, Campina - Contato: (91)99281.7005.

11h – Cozinha aberta.

15h – Café da tarde.

ROTEIRO GEO TURÍSTICO - COMPLEXO DO VER O PESO AO PORTO O GGEOTUR - Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufpa.

Saída: 09h, do hall de entrada do Terminal Turístico da Estação das Docas - (Portão da Avenida Boulevard Castilho França, ao Lado do VER-O-PESO).



CIDADE VELHA


BAR E RESTAURANTE NOSSO RECANTO – Das 11h às 21h - Endereço: Rua Siqueira Mendes, 24 Em frente à Praça do Carmo Cidade Velha. Contato: (91)98166-9812.

Cervejinha gelada, petiscos gostosos como os deliciosos: Camarão empanado, unha de caranguejo, isca de peixe, maniçoba e sua boa seleção musical.

CASA SOMA CULTURAL – Endereço: Rua Capitão Pedro Albuquerque, 395- Contato: (91)999273-3894. Entrada R$ 5,00.

09h às 10h - Aula de Yoga - Prof. Krisnha Rohini.

10h às 11h - Venda de comida vegana (Mãe Veg.).

10h00 às 15h00 - Feirinha Criativa e Bazar (estamos fechando, em breve confirmamos os nomes).

11h00 às 17h00 - Venda de cerveja artesanal - Cervejaria Caruana.

13h00 às 17h00 - Exposição Fotografia com a Presença de Laércio Esteves.

13h00 - Venda de salgados/Petiscos.

16h às 17h - Atração musical - Thalia Sarmanho.

CASARÃO DO BONECO – 10h às 13h – Endereço: Av. 16 de Novembro, n. 815. Contato: (91) 9 9282.2412.

10h - Bazar de Bonecos.

10h - Comidinhas da Tia Regina.

11h - Contações de Histórias.

- O Milagre da Onça, com Kadu Santoro.

- A Lenda da Noite, com o Grupo Folha de papel

COLETIVO APARELHO - A partir das 10h. Endereço - Mercado do Porto do Sal – Rua São Boaventura- Contato: (91) 9 8878.0936.

10h – Os Sentimentais – Contação de Histórias, Com Cleber Cajun.

11h30 – Lanche Colaborativo e Mesa Criativa.

12h – Show- O Mercado do Choro.

14h – Espaço Sonoro (É aquele momento de tocar aquela sequência musical feita pro corpo dançante).

15h – Pandeiro Livre.

Durante todo o dia ainda terá:

- Loja Aparelho

- Exposição Coletiva

- Boxes abertos pra se comer e beber.

ESPAÇO VEM – Horário: 10h às 19h – Endereço: Travessa Capitão Pedro Albuquerque, 300. Contato:

Loja autoral com mais de 15 marcas da cidade - Cultura regional, moda, acessórios e homedecor são alguns dos segmentos que você encontrará na casa.

Garimpário Osada Handmade - Oportunidade de compra com precinho especial, dos modelos clássicos da marca.

Atendimento personalizado com a idealizadora das sandálias - Lora Cirino.

11h - Gastronomia - Almoço e lanches com Dom Gourmet: Vatapá, arroz com galinha, quiche calabresa, brigadeiro e bebidas.

17h - Pocket Show - Pegando a Beira - Música regional e autoral, com a banda tocando seus sucessos - Guitarrada - Cumbia – Lambada.

IGAPÓ LADRILHOS – Das 9h às 13h - Endereço: Praça do Carmo, 94. Contato: (91) 99258-7110.

Oficina de ladrilhos (onde o público poderá produzir suas próprias peças, da forma como quiser, e depois levá-las para casa) + História e fabricação do ladrilho hidráulico e os lugares históricos de Belém onde você pode encontrá-los!

Inscrições: whatsapp (99258-7110).

Taxa para participação: R$ 150,00 (já está incluso o valor dos ladrilhos que você levará para sua casa). Qualquer pessoa pode participar! VAGAS LIMITADAS!

ESPAÇO GASTRONÔMICO PIMENTA NA CUIA – Das 11h às 20h - Rua Rodrigues do Santos, 186- Cidade Velha. (91)8296.7878.

11h - Restaurante aberto.

- Exposição: "Leve Tecer" da artesã Amanda Corrêa.

- Artigos decorativos em macramê.

REBUJO – Das 14h às 20h. Endereço: Rua São Boaventura,171. Contato: (91)8067.0580.

14h - Abertura da Casa.

14h30 às 18h30 – Oficinas:

- Direção de Fotografia para documentário – Paulo Favacho

- Make Criativa – Maluzi

- Produção na prática – Albert Lima

- Fotografia Still – Pimp

15h – Feirinha Criativa.

17h – Happy Hour – Bebidas e comidas .

17h – Flash Tatoo – Yumiliz.

17h - DJ Raul Bentes.

18h – Bambata Brothers.

19h – Jato Jambu.

20h – Baile do Mestre Cupijó.

SIMM – 9h às 17h – Complexo Felix Lusitânia e Praça Amazonas - Entrada gratuita. Contato: 4009- 8695.

O Sistema Integrado de Museus abrirá os espaços para visitação: Casa das Onze Janelas, Forte do Castelo, Museu do Círio e Memorial das Gemas (São José Liberto).

No Museu de Arte Sacra - Galeria Fidanza: visite a exposição "A Beleza do artesanato de Tohoku Japão".

VARANDA DO AXÉ - 8h às 18h - T.U. Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum - Endereço: Travessa Gurupá nº 18, entre Dr. Assis e Rua São Boaventura (altos). Contato: (91) 98954-5313 e (91) 98891.6074.

8h - Venda de comidinhas e bebidas.

9h – Oficina: Banhos de Ervas, com Jeise Lima.

11h - DJ Jack Sainha – Brasilidades.

12h - Feijoada para Ogum.

14h - Roda de Conversa - A cena cultural produzida por terreiros.

16h - Show - Cantos de Encantaria - Maiara Almeida.

18h - Encerramento.

XIBÉ CULTURAL – Endereço: Rua Cametá ,113 entre Joaquim Távora e Capitão Pedro Albuquerque- Contato (91)98166.9368

12H às 15h30 – Abertura gastronômica (som de vinil).

Cardápio: Maniçoba, Casquinho de caranguejo, Panqueca de camarão ao molho reduzido de tucupi, Arroz paraense.

16h - Roda de poesia com os poetas: Rui do Carmo, Virgílio Viga, Maurílio Moura, Sandro Barbosa, Márcio Muniz, Clei Souza e Márcio Galvão.

17h às 20h – Show musical “Todas as Melodias”, homenagem aos compositores Luiz Melodia, Belchior, Fagner, Vitor Ramil e Ney Lisboa - com Messias Lyra, acompanhado do violonista e guitarrista Nonato Mendes.


REDUTO


COMITÊ ARTE PELA VIDA – Das 10h às 18h - Tv. Rui Barbosa,1023. Contatos: (91) 982506161 / @comiteartepelavida.

10h - Toli Tola - O palhaço mais criativo de Belém te convida para uma manhã de risadas.

16h30 Marcio Macedo e Convidados - O compositor paraense retorna aos palcos com seu novo trabalho " Mar Adentro".

ANTONIETA HOSTEL CAFÉ BISTRÔ – Das 8h às 20h – Endereço - Avenida Governador José Malcher, 592 Nazaré – Contato: 91 98727-2421 ou 91 98258-0380.

8h - Café da manhã .

9h - Oficina de pintura para crianças.

9h - Café com História “Palacetes do bairro de Nazaré”.

9h às 15h - Visitação ao casarão durante toda a programação.

11h às 15h - Almoço - Feijuca de Aniversário do Mestre Flávio Gama.

Feijoada 25,00 (antecipado) ou 30,00 (na hora).

Show: Banda Patuá, Gabiru Cigano, Eduardo Du Norte, Tambores Encantados e Vivência Percussiva da Marambaia.

17h - Bate Papo com a Monotur sobre turismo patrimonial.

CASA DO FAUNO – Das 8h30 às 20h – Endereço: Rua Aristides Lobo, n⁰1061

Entre Benjamim e Rui Barbosa.

8h30 - Café da manhã

9h às 18h00 - Feirinha

- Joias da Kasih Pratas by Sara

- Livros novos e usados

12h00 - Almoço musical

14h - Samba de Roda do Fauno

Artista: Diogo Rosa e convidados

Couvert Artístico: 7,00

18h00 encerramento

CASA IGÁ RESTAURANTE – Das 11h às 18h - Trav. Frei Gil de Vila Nova, 215. (91) 9 8417.4209

O restaurante Igá fica aberto até o finzinho da tarde! Ao pedir um prato da Casa, ou passando para visitar e conhecer, você recebe a Cartilha de Ingredientes que a cada edição, traz uma letra do alfabeto contando a história dos elementos que utilizamos na nossa cozinha no preparo dos pratos.

Obs: As letras das cartilhas - que são colecionáveis - são produzidas pelo designer Rafael Gondim que trabalha com tipografia vernacular.

VILA PRANA - CIRCULAR – Das 12h às 17h - Endereço: Rua 28 de Setembro, 913, esquina com a Trav. Rui Barbosa - Contato: (91)9 9808.0180.

A vila reúne os espaços:

- Amma Bolos - Loja de confeitaria artesanal para celebrar a vida

12 às 17h

- Bressanim Cozinha - Cozinha Italiana Caseira.

10 às 12h – Oficina de massas.

10 às 17h – Lojinha com venda de massas e molhos artesanais.

- Laboratório da Cidade.

10h30 às 12h – CineLab + Roda de conversa sobre mudanças climáticas.

- Bem Cafeinado - Loja e curadoria de cafés especiais.

9h às 17h – aberta para visitação.

9h, 10h, 14h e 16h – Pocket degustação.

- Hortinha do Reduto - Loja de Hortifruti direto do produtor local.

9h às 17h – aberta com opções de café da manhã, lanches sucos e degustação.

- Prana Tropical - Loja de Vida Orgânica - plantas, biocosméticos, arte e artesanato local.

10h às 17h – aberta para visitação.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square