top of page

Abertas as inscrições para oficinas de audiovisual em Belém

Com o objetivo de unir educação ambiental e audiovisual, o projeto “Ecocine” promove oficinas gratuitas, em Belém. Os encontros ocorrerão presencialmente no Lar Fabiano de Castro, no bairro do Guamá, nas quartas e sextas-feiras, a partir do dia 29 de maio, e são destinados a qualquer pessoa maior de 14 anos de idade. Para participar, os interessados podem se inscrever de forma on-line, por meio do link: https://encurtador.com.br/G4ZL0.



A formação será dividida em três módulos, são eles: roteiro e direção; edição de som e imagem; e curta metragem e edição de vídeos. A primeira oficina, que inicia já no dia 29 de maio e segue até o final do mês de junho, será a de roteiro e direção. A expectativa é que o projeto seja concluído em seis meses. 


A oficina de roteiro e direção será ministrada pelo professor Matheus Neves. Bacharel em Cinema pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Matheus também é membro do Coletivo de Audiovisual Infinita Produções. Atualmente, está na produção do curta-metragem "Rua da Felicidade", onde atua como roteirista, diretor, produtor, ator, desenhista de som e, também, faz parte da equipe de mixagem e masterização.



“O audiovisual pode ser uma ferramenta poderosa na educação ambiental, quando a gente cria conteúdos educativos que vão sensibilizar o público sobre essa questão. A combinação de imagens, sons e narrativas cativantes engajam as pessoas, inspirando essas mudanças de comportamento e promovendo conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente”, reflete o profissional.


O trabalho produzido nas oficinas resultará em vídeos curtos com enfoque na temática ambiental, que farão parte de uma mostra de curtas-metragens, com premiação às melhores produções.



Educação ambiental

O “Ecocine” é uma iniciativa do Vozes da Juventude, coletivo formado por geógrafos, cineastas e comunicadores do Pará, que alia o discurso sustentável e a educação ambiental com a linguagem do audiovisual. O projeto visa utilizar o cinema e a produção de vídeos como ferramentas para inspirar mudanças comportamentais e conscientização ambiental. 


“O projeto ‘Ecocine’ incentiva novas práticas ambientais por meio do audiovisual, utilizando-se dessa ferramenta para transmitir mensagens importantes sobre conservação e coexistência harmoniosa entre os seres humanos e a natureza. Nosso objetivo é construir o diálogo entre a arte cinematográfica e as boas práticas ambientais”, destaca Jaquelliny Lopes, jornalista e membra do coletivo. 


A geógrafa Jamilly Lopes, que também é membra do coletivo, explica que, embora as oficinas sejam abertas para todos, o projeto quer atingir sobretudo comunidades das periferias de Belém. “Com a presença das comunidades, conseguiremos mapear e diagnosticar qual o cenário de vulnerabilidade social e ambiental presente naquele contexto para propor dinâmicas mais próximas da realidade dos alunos”, conclui.


O projeto “Ecocine” foi selecionado pelo Edital 005/2023 - Chamamento Público de Fomento ao Audiovisual - Art. 8º -  Lei Paulo Gustavo, e tem apoio da Fundação Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).


Serviço:

Projeto ‘Ecocine’

Data: encontros ocorrerão nas quartas e sextas-feiras, a partir do dia 29 de maio

Hora: das 14h às 16h

Local: Lar Fabiano de Cristo, situado na Rua Barão de Igarapé-Miri, nº 527, no bairro do Guamá, em Belém

Inscrições gratuitas no link: https://encurtador.com.br/G4ZL0


Comments


bottom of page