top of page

Antonio Banderas receberá o Prêmio da Presidência 2023 no Latin Grammy

A Academia Latina da Gravação™ anunciou que o aclamado ator, diretor e empresário espanhol Antonio Banderas receberá o Prêmio da Presidência de 2023.

O prêmio homenageia membros extraordinários da comunidade latina que trabalharam para promover e avançar as artes e a cultura em todo o mundo. Ele só foi concedido em casos excepcionais ao longo da história de A Academia Latina da Gravação, mais recentemente a Lin-Manuel Miranda em 2017.

Banderas tem sido um promotor inabalável das artes musicais ao longo de sua carreira e, em 2019, fundou o Teatro del Soho em sua cidade natal, Málaga. A companhia encenou produções bem-sucedidas em espanhol de musicais icônicos como Company e A Chorus Line, revigorando a cena de teatro ao vivo da cidade e tornando-a acessível a novas gerações de espectadores em todo o país com produções itinerantes. Banderas será homenageado durante a 24.ª Entrega Anual do Latin GRAMMY®, em 16 de novembro, em Sevilha.


“Temos o privilégio de entregar o Prêmio da Presidência a Antonio Banderas ao celebrarmos nossa primeira edição internacional do Latin GRAMMY® na Andaluzia”, disse Manuel Abud, CEO da Academia Latina da Gravação. “As numerosas e extraordinárias contribuições de Antonio para a comunidade artística fizeram dele um embaixador global do nosso patrimônio cultural.”

A 24.ª Entrega Anual do Latin GRAMMY será transmitida ao vivo a partir do Centro de Exposições e Conferências (FIBES), em Sevilha (Andaluzia), Espanha, na quinta-feira, 16 de novembro de 2023, às 20h (hora do Pacífico dos EUA) pela Univision, UniMás e Galavisión nos Estados Unidos; e às 22:30 (hora do centro dos EUA) pela Radiotelevisión Española (RTVE) na Espanha. Também será transmitida pelo canal a cabo TNT às 19h30 (MEX) / 20h30 (PAN-COL) / 21h30 (VEN) / 22h30 (ARG/CHI). A cerimônia será transmitida em mais de 80 países em todo o mundo. Consulte suas emissoras locais para obter informações sobre transmissões adicionais.

Para ver as últimas notícias, visite o site oficial de A Academia Latina da Gravação: aqui. Siga-nos no Facebook (LatinGRAMMYs), X (@LatinGRAMMYs) ou Instagram (@LatinGRAMMYs), e use #LatinGRAMMY em todas as plataformas populares de mídia social.

SOBRE ANTONIO BANDERAS: Desde que entrou para o cinema americano, Antonio Banderas tem sido um dos atores internacionais mais proeminentes de sua geração. Ele foi aclamado pela crítica por seus papéis no cinema, na televisão e no teatro, bem como por seu trabalho por trás das câmeras como diretor. Em 2003, foi indicado ao Prêmio Tony de Melhor Ator em um Musical por Nine, sua estreia na Broadway, uma produção da Roundabout Theatre Company, que lhe rendeu os prêmios Drama Desk de Melhor Ator, Outer Critics Circle, Drama League e Theatre World.


Em 2005, fez sua estreia como diretor com Crazy in Alabama, estrelado por Melanie Griffith, e foi homenageado com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Seu segundo longa-metragem como diretor foi Summer Rain. Ao longo de sua carreira, recebeu as mais prestigiosas distinções, como em 2019 por seu papel como Salvador Mayo no filme Dolor y Gloria, de Pedro Almodóvar, tendo ganhado o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Cannes 2019, Melhor Ator Protagonista no Hollywood Film Award, Melhor Ator pelo New York Film Critics Circle, Melhor Ator pela National Society Films Critics, Melhor Ator pelo Los Angeles Film Critics Association Awards, Goya por Melhor Ator Protagonista, e indicado como Melhor Ator no Globo de Ouro e no Oscar. Como ator, trabalhou com alguns dos melhores diretores e atores de Hollywood, como Woody Allen, Steven Soderbergh, Brian de Palma, Meryl Streep, Tom Hanks, Anthony Hopkins e Gary Oldman, entre muitos outros. Em 2019, Antonio Banderas promove o projeto do Teatro del Soho CaixaBank em sua terra natal, Málaga. Sua estreia com o musical A Chorus Line, a primeira produção própria do teatro com John Breglio e o próprio Banderas como ator, codiretor e produtor do espetáculo, foi um grande sucesso de bilheteria.

Em 2020, ele criou a divisão Teatro Soho Televisión para projetos audiovisuais e apresentou e dirigiu o programa musical Escena en Blanco & Negro para a Amazon Prime Video, bem como a 35ª edição dos Prêmios Goya para a Academia de Cinema. Em 2021, ele dirige e protagoniza a versão em espanhol de Company. O musical de Stephen Sondheim e George Furth foi a segunda produção do teatro e ganhou o Prêmio Max de Melhor Musical em 2023. Antonio Banderas, juntamente com a Concord Theatricals/Craft Recordings, produziu os álbuns em espanhol de Company e A Chorus Line com o elenco original em espanhol. Como parte do compromisso de Banderas de oferecer música ao vivo em seus espetáculos, alavanca em 2021 a Orquestra Sinfônica Larios Pop del Soho. A orquestra já realizou mais de 15 concertos com temas como músicas clássica, de cinema e sacra, além de aberturas de grandes musicais.

Comments


bottom of page