top of page

AQUINO une diferentes paixões em “Camisa do Flamengo”

Traçando um paralelo entre corações partidos e paixão por futebol, a banda AQUINO se prepara para lançar “Camisa do Flamengo”, novo single que estará disponível em todas as plataformas no próximo dia 15 de agosto. Transitando por entre elementos de disco music, indie pop e pop experimental, a faixa antecede o lançamento do segundo álbum de estúdio da banda e vem acompanhada de um videoclipe dirigido e roteirizado por Mariana Coropos.



Inspirada por nomes como Titãs e Jorge Ben Jor, “Camisa do Flamengo” foi composta pelo guitarrista João Vazquez e aposta em timbres clássicos da década de 70 e 80 para criar um clima sarcástico e nonsense, cenário ideal para contar a história de um amor perdido. Esse foi o ponto de partida para a criação do arranjo que conduziu o trio ao longo de quase dois anos e de seus primeiros shows ao vivo no pós-pandemia. 


“Acredito que dentro desse trabalho novo, tivemos mais caminhos apontados do que qualquer outro projeto já realizado, passeando por gêneros musicais diversos mas que, de alguma forma, mantêm um DNA próprio das nossas músicas. No caso de ‘Camisa do Flamengo’, nos apegamos muito ao que a reação do público nos dizia ao longo dos dois anos que tocamos antes de lançar, iniciando com uma estética mais pop rock que foi aos poucos se tornando mais dançante. Ela é pra quem gosta de música brasileira, groove, verão, banho de mar, pelada de domingo e dançar.”



“Camisa do Flamengo” vem acompanhada de um videoclipe que mergulha de cabeça no universo do futebol, onde João Soto e João Vazquez protagonizam um duelo intenso, disputando a desejada camisa da AQUINO, enquanto Leandro Bessa assume o papel de árbitro para manter a ordem em meio à crescente fervorosidade da partida. O filme tem direção e roteiro de Mariana Coropos,  direção de fotografia por Zéca Vieira, direção de arte de Marina Pellegrini, figurino por Úrsula Barreto e Lupi Filardi, e direção criativa do baixista João Soto



“Nossa ideia foi de aproximar dois universos aparentemente distantes, sendo eles a moda e o futebol. A moda transparece mais na estética geral do disco novo e transborda em momentos do clipe, com cenas de estúdio inseridas ao longo do vídeo. Com o futebol, procuramos trabalhar o movimento, a estética vintage, além das expressões e maneirismos exagerados dos jogadores. De referência buscamos revistas antigas do Flamengo, a maioria sendo de uma herança de família do nosso baixista e designer João Soto. O objetivo final é encontrar o limite entre o moderno e o clássico, sem perder a veia rubro negra.”



Sobre AQUINO


AQUINO é um trio composto por Leandro Bessa, João Vazquez e João Soto. Fundada em 2020, a banda lançou seu primeiro álbum, "Os Prédios Cinzas e Brancos da Av. Maracanã", durante a pandemia em 2021. Incapazes de realizar apresentações ao vivo, concentraram seus esforços no lançamento de músicas em plataformas digitais e na promoção de eventos online, como festivais e transmissões ao vivo. No ano seguinte, com o retorno dos espetáculos, realizaram seus primeiros shows em palcos significativos do sudeste, como o Centro da Música Carioca e Circo Voador (RJ),  Cine Jóia e Casa Rockambole (SP), e participaram de festivais como o Hacktown (MG). 


No mesmo ano, o conjunto deu início a uma série de apresentações em colaboração com o vocalista Humberto Effe (Picassos Falsos), reinterpretando a obra de Sérgio Sampaio, compositor que exerceu grande influência na vida dos quatro artistas. Ainda em 2022 lançaram o segundo trabalho de estúdio, o EP autointitulado "Aquino e a Orquestra Invisível". Com uma atmosfera mais pop e dançante, as novas canções transformaram a forma de apresentação da banda, injetando energia nos espetáculos. Paralelamente, o trio começou a explorar cada vez mais sonoridades eletrônicas, adentrando um universo ainda desconhecido. No ano de 2023 iniciaram as gravações do segundo álbum de estúdio, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2024.



Ficha Técnica


Produção Musical, Mix e Master - Sidney Sohn Jr.

Gravação - Sidney Sohn Jr. e Leandro Bessa 

Direção e Roteiro - Mariana Coropos 

Direção de Fotografia, Captação, Edição e Cor - Zeca Vieira 

Direção Criativa - João Soto

Direção de Arte - Marina Pellegrini 

Figurino - Lupi Filardi e Úrsula Barreto 

Beleza - Laís Larcher 

Assistência de Direção - Clara Lopes 

Assistência de Arte - Clara Mesquita 

Assistência de Fotografia - Pedro Paiva 

Making Of - Duda Ceppas

Produção Executiva - Giovana Lidizia 

Comments


bottom of page