Arquivo Público celebra os 200 anos da Independência do Brasil

A celebração do Bicentenário da Independência do Brasil é comemorada este ano e diversas são as propostas educativas que visam aprimorar o conhecimento dos cidadãos sobre os dois séculos de independência do país à corte portuguesa. Pensando nisso, o Governo do Pará, por meio do Arquivo Público do Pará e da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realizará uma programação voltada ao tema, que acontecerá nos dias 13, 14 e 24 de maio. As atividades incluem exposições de documentos públicos em duas escolas estaduais e uma palestra sobre o início da trajetória do Arquivo Público.

A ação inicia nesta sexta-feira (13) com a exposição "Bicentenário da Independência do Brasil: Registros nos documentos do Arquivo Público", na E.E.E.F.M. Augusto Olímpio, das 14h às 18h. A mostra dos documentos é dirigida aos alunos da escola, que poderão ter contato com as réplicas de documentos raros que registram atos do governo referentes à independência do Brasil, além de correspondências trocadas com as autoridades de Portugal e do Rio de Janeiro.



A participação aproximada de estudantes e professores com os registros paraenses democratiza as informações históricas e permite debates sobre o tema, afirma Leonardo Torii, diretor do Arquivo Público. "Levar todos esses documentos para alunos e professores do ensino básico faz com que o Arquivo Público cumpra com uma das suas missões institucionais, que é a difusão da sua documentação para um público muito mais abrangente", continua.

Ainda de acordo com o diretor, o intuito da programação é impulsionar discussões sobre a Independência do Brasil para diversas faixas etárias, possibilitando abordagens além da visão acadêmica. "E essas discussões serão pautadas para mostrar as articulações políticas no que diz respeito às negociações, conflitos e acordos com as autoridades locais, que, por sinal, existe uma historicidade bem peculiar com o restante do país, haja vista que a adesão à independência [do Pará] aconteceu depois de 1822", explica Torii.



Dando continuidade à programação, no sábado (14) o Arquivo Público promoverá a palestra "Às vésperas da Independência: A escrita da história nos documentos do Arquivo Público do Pará", das 9h30 às 12h. A ação ocorrerá no próprio órgão púbico, com a ministração feita pela Msc. Michelle Barros de Queiroz, professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A palestra é direcionada para o público em geral e tem caráter de reforçar a importância dos documentos públicos paraenses para a memória regional.

A programação finaliza na terça-feira (24) com a volta da exposição do "Bicentenário da Independência do Brasil: Registros nos documentos do Arquivo Público" aos alunos de escola pública, desta vez na E.E.E.F.M. Renato Pinheiro Conduru, das 9h às 12h.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square