Arraial do Pavulagem abre o Cordão do Galo com o 'Arraial Marajoara' nesta quinta-feira (18), no Memorial dos Povos
- blognewschristian
- 16 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Um projeto de cultura e solidariedade retorna ao interior da Ilha do Marajó em janeiro. É o Cordão do Galo, uma jornada do Instituto Arraial do Pavulagem que parte da capital paraense rumo à Cachoeira do Arari, oportunizando transformação social para crianças e famílias com programação que transmite e celebra tradições locais. Belém recebe a abertura oficial do projeto com o Arraial Marajoara dia 18/12, no Memorial dos Povos.
Programação do Arraial Marajoara
Com a proposta de aproximar Belém das tradições do Marajó, o Arraial Marajoara reúne uma programação variada. Das 17h às 22h, o público confere a Feira Criativa, com Brechó do Galo, gastronomia dos Campos do Marajó e a Lojinha do Arraial do Pavulagem.

Às 17h30, acontece a Reunida do Batalhão da Estrela. Às 18h, será exibido o filme Cordão do Galo 2025 – Território de Cultura da Criança Marajoara, de Felipe Cortez e André Mardock. Às 18h30, o Arraial do Pavulagem sobe ao palco com participações de Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho. Encerrando a programação, o Grupo Sancari toca às 20h.Júnior Soares, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, destaca o impacto social que mobiliza toda a comunidade: “O Cordão do Galo vai além de uma ação cultural. É um gesto de solidariedade que une crianças e famílias do Marajó. Essa caminhada, que começou em Belém, é construída com oficinas, encontros e trocas que refletem a força da tradição e o potencial de transformação social”, aponta.O projeto “Arrastão do Pavulagem Cultura da Amazônia na COP30 e além” tem patrocínio máster da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Instituto Arraial do Pavulagem, Ministério da Cultura e Governo Federal Governo do Brasil Do Lado do Povo Brasileiro, e apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura de Belém, Point do Açaí, Sesc PA, Ferryboat Amazonas e Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis Concaves. O projeto, que contempla o Arrastão do Círio, o Cordão do Peixe-Boi e o Cordão do Galo, foi selecionado entre os 140 projetos da Chamada Petrobras Cultural Novos Eixos em 2024, entre mais de 8 mil inscritos.
Jornada de saberes, oficinas e participação comunitária
Após o evento de abertura em Belém, o projeto segue para Cachoeira do Arari, onde crianças e famílias participam de oficinas formativas, ações ambientais e encontros que fortalecem laços comunitários. A programação reúne saberes locais, práticas artísticas e iniciativas de economia criativa que valorizam a cultura amazônica como ferramenta de transformação social.Conheça o Cordão do Galo
O Cordão do Galo é um folguedo popular que ocorre desde 2008 em janeiro, em Cachoeira do Arari, no Marajó. Realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o objetivo é fomentar saberes locais, valorizando a cultura popular como instrumento de transformação social.Voltado para o público infantojuvenil, o projeto promove oficinas culturais, pedagogia sustentável, economia criativa e apresentações coletivas, além do tradicional cortejo que vai às ruas no último dia de programação. É uma ação de salvaguarda da Festividade do Glorioso São Sebastião, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Ronaldo Silva, músico e cofundador do Arraial do Pavulagem e presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, reforça o papel formativo do projeto e sua relação com o município. “Com o Cordão do Galo, criamos oportunidades para que novas gerações descubram um universo cultural rico e transformador. É uma forma de valorizar o legado do padre Giovanni Gallo e integrar as celebrações dedicadas ao Glorioso São Sebastião”, afirma.
SERVIÇO: Arraial Marajoara
Data: 18 de dezembro de 2025
Horário: 17h às 22hLocal: Memorial dos Povos, Belém – PA
Entrada: Gratuita
Mais informações: instagram do Arraial do Pavulagem (@arraialdopavulagem)
Programação:
Das 17h às 22h - Feira criativa com Brechó, Gastronomia dos Campos do Marajó e lojinha do Arraial do Pavulagem.
17:30h – Reunida do Batalhão da Estrela
18:00h – Exibição filme Cordão do Galo 2025 - Território de Cultura da Criança Marajoara
18h30 – Arraial do Pavulagem convida Luê, Iris da Selva e Allan Carvalho
20h – Grupo Sancari


















Comentários