Arraial do Pavulagem ensaia para o arrastão do Círio de Nazaré

Contagem regressiva para o Círio de Nazaré. Com uma das maiores festividades católicas do mundo se aproximando, vem chegando também o Arrastão do Círio, que marca as festividades dessa época em que Belém exala religiosidade e cultura. O Instituto Arraial do Pavulagem finaliza a preparação do Batalhão da Estrela nesta quinta-feira (06), com os 400 brincantes do Batalhão da Estrela festejando a conclusão dos ensaios com muita música e performance.

Após o período de preparação, no dia 08/10 o Arrastão do Círio chega a sua 20° edição e é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, apoio cultural da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará e apoio institucional da Prefeitura de Belém através da FUMBEL.

Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, explica que o período de ensaios “é um momento de mergulho para dentro do imaginário amazônico, assim como ocorre em outros cortejos, mas com o destaque de Nossa Senhora de Nazaré e o Círio Fluvial como inspiração para a montagem do espetáculo de rua”. A preparação dos brincantes aconteceu diariamente na Praça dos Estivadores, do dia 22 de setembro ao dia 6 de outubro.


Para a analista de Responsabilidade da Equatorial Pará, Michelle Miranda, o arrastão do Círio tem um brilho especial pois faz parte da programação de uma das maiores manifestações de fé do mundo. “A Equatorial Pará não poderia ficar de fora desse momento tão importante para os paraenses, as energias do Círio de Nazaré e do Arrastão se juntam e voltam às ruas para renovarem a esperança, a amizade e o abraço. Esse também é o poder transformador de patrocinar a cultura do Pará”, destaca.

Ronaldo Silva compartilha a grande expectativa para o cortejo de outubro. “Eu acredito que a gente está indo pra esse cortejo com toda a energia para possibilitar uma bela homenagem à rainha da floresta. Tenho certeza que será inesquecível para todos nós”, finaliza.

A DINÂMICA DO ARRASTÃO DO CÍRIO

O Arrastão do Círio 2022 acontecerá em formato diferente dos Arrastões juninos. O Batalhão da Estrela será formado por 400 pessoas, que ensaiam de 22/09 a 06/10 para a festa do dia 08/10. Como em todo Arrastão do Círio, haverá uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. Mas o trajeto é diferente do que ocorre em junho. Confira o caminho e os horários a seguir.

CELEBRAÇÃO PELO CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM

Concentração (que começa a partir de 9h) e ponto de partida acontecem na esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas (sentido Ver-o-Peso). Após partir (por volta de 11h, após o fim do Círio Fluvial) e seguir direto pela Boulevard Castilhos França, o Arrastão dobra na 16 de novembro e tem sua conclusão na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta ao lado de convidados especiais.

Mais informações: redes sociais oficiais do Arraial do Pavulagem (https://linktr.ee/pavulagem)

SERVIÇO - ENSAIOS PARA O ARRASTÃO DO CÍRIO

Data: 22/09 a 06/10

Horários: Segunda a sexta - 18h às 21h; Sábado - 15h às 18h; Domingo - 10h às 13h

Local: Praça dos Estivadores (Boulevard Castilhos França)

SERVIÇO - ARRASTÃO DO CÍRIO

Data: 08/10

Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo após o fim do Círio Fluvial)

Local: Boulevard Castilhos França com Av. Presidente Vargas (partida) Praça Dom Pedro II (chegada)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square