top of page

Arrastão do Círio 2023 ocorre neste sábado, 7, com patrocínio da Equatorial Pará


Quem estava com saudade dos Arrastões do Pavulagem tem data para o reencontro. Com patrocínio da Equatorial Pará, através da Lei Semear, o 21º Arrastão do Círio ocorre na manhã deste sábado, 7, pelas ruas do centro histórico de Belém, com muitas cores, alegria e homenagens do Batalhão da Estrela a Nossa Senhora de Nazaré. O cortejo nazareno partirá da avenida Boulevard Castilhos França, em direção à Praça Dom Pedro II, após o Círio Fluvial.

Os diferenciais do Arrastão do Círio

O Arrastão do Círio tem algumas características diferentes dos famosos Arrastões juninos do Pavulagem. Em vez do Boi Pavulagem, o destaque é a Barca de Miriti, uma homenagem ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas. Além disso, neste ano, o dia também será marcado pelo lançamento da música "Senhora da Amazônia", uma homenagem do Arraial do Pavulagem para Nossa Senhora de Nazaré.


De acordo com Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, o Arrastão do Círio já se tornou uma experiência cultural tradicional que é esperada pelos devotos e pelos brincantes do Arraial do Pavulagem.

“A Equatorial Pará é a maior patrocinadora de cultura do estado. E o Arrastão é uma das programações que recebem o nosso apoio. Acreditamos no trabalho desenvolvido pelo Instituto Arraial do Pavulagem, que, junto com a Equatorial, leva alegria e energia aos brincantes que esperam por esse momento. Queremos cada vez mais impulsionar a nossa cultura e ajudar a democratizar a arte a todos os paraenses”, comenta Michelle.

Ronaldo Silva, presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, compartilha o sentimento de realizar a 21ª edição do Arrastão do Círio.

“O cortejo do Círio é muito importante para nós, pois é através dele que participamos desse momento tão importante para o calendário do povo paraense. Podemos mostrar como a gente é capaz de trabalhar o imaginário popular desse período, que é recheado com uma religiosidade extremamente rica e importante. Como em todos os anos, estamos empolgados e com muita expectativa para viver esse grande momento de alegria com todo mundo no Círio”, diz.

Neste ano, haverá, também, a “Visualidade Cênica”, novo segmento do Batalhão da Estrela em que brincantes caracterizados dançarão soltos na área das performances do cortejo para fazer referências à nossa biodiversidade amazônica, lembrando o público sobre a importância da sustentabilidade. Além disso, será feita também a apresentação da “Roda Ancestral”, ao final do arrastão, que terá homenagem aos povos originários da Amazônia e à ancestralidade indígena e africana.

Trajeto do cortejo celebra centro histórico de Belém


A concentração, que começa a partir de 9h, ocorre na esquina da Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas (sentido Ver-o-Peso). O local também é o ponto de partida do Arrastão. Após o cortejo sair, por volta das 11h, após o fim do Círio Fluvial, e seguir direto pela Boulevard Castilhos França, o cortejo dobra na 16 de novembro e tem sua conclusão na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresenta ao lado de convidados especiais.

Serviço - "Arrastão do Círio 2023"

Data: 07/10

Horário: 9h (concentração), 11h (saída do cortejo, após o fim do Círio Fluvial)

Local: Boulevard Castilhos França c/ Av. Presidente Vargas (partida) e Praça Dom Pedro II (chegada)

Mais informações: redes sociais do Arraial do Pavulagem (https://linktr.ee/pavulagem)

bottom of page