Arrastão do Pavulagem leva música e alegria para o Hospital Barros Barreto

Com o intuito de proporcionar uma integração cultural aos pacientes e à equipe de trabalho, o Hospital Universitário João de Barros Barreto, integrante do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (CHU-UFPA/Ebnserh), receberá amanhã (28), às 9 horas, o “Batalhão da Estrela”, grupo de músicos do Arrastão do Pavulagem, uma das maiores expressões artísticas do Pará.


Para a Superintendente do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA/EBSERH, Dra. Regina Feio Barroso, “trazer o Arraial do Pavulagem, aqui no Barros Barreto, significa dar um alento a estes pacientes. Representa, sobretudo, mostrar para eles que a vida vai continuar e que eles recebem acolhimento aqui no Hospital Universitário”. A Superintendente ressalta ainda que existem profissionais da equipe do Hospital que atuam no Pavulagem, demonstrando a integralização do profissional da saúde com o lazer, um dos pilares para o bem-estar físico e emocional.



Em consonância com isso, o médico cirurgião do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) e percussionista do Arrastão do Pavulagem, Dr. Victor Guerreiro, reforça que “o evento busca trazer o ambiente lúdico do Pavulagem para aqueles pacientes que não puderam participar das festas juninas devido a complicações de saúde”.


A atividade reforça as amplas ações de humanização no ambiente hospitalar que são desenvolvidas no Complexo Hospitalar Universitário da UFPA/ Ebserh. Nesse contexto, além do incentivo à expressão da cultura popular, a presença do Pavulagem representa o cuidado humanizado do CHU-UFPA/Ebserh com o paciente, para além da perspectiva somente da ausência da doença.



Sobre a Ebserh


A Rede Ebserh é formada por hospitais universitários federais, campos de prática para formação de profissionais de saúde, que compõem a Rede de Atenção à Saúde do SUS. O propósito da Ebserh é ensinar para transformar o cuidar. Os hospitais universitários federais não são responsáveis pelo atendimento e nem por gerar oferta de toda a necessidade de atenção à saúde da região, sendo esta responsabilidade das secretarias de saúde.

Serviço – Batalhão da Estrela no Bosque do HUJBB

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square