Arrastões do Pavulagem 2025: Cortejo Fluvial abre festa nesta quinta-feira (12)
- blognewschristian
- 11 de jun.
- 5 min de leitura
Está de volta um dos momentos mais importantes dos Arrastões do Pavulagem: o Cortejo Fluvial! Nesta quinta, 12/06, a tradição retorna com uma programação especial que inclui também o Levantamento dos Mastros de São João, o Ensaio Geral do Batalhão da Estrela e um show da banda Arraial do Pavulagem na Praça Waldemar Henrique. A concentração do público começa às 17h, na Escadinha, ao lado da Estação das Docas.
Retorno às águas: cortejo fluvial é reencontro com a cidade ribeirinha
O cortejo traz a comitiva dos bois Pavulagem e Malhadinho, além dos mastros de São João Menino. A balsa utilizada na travessia é cedida especialmente para a ocasião pela Ferryboat Amazonas.

“Essa tradição é mais que um traslado. É uma forma de retomar nossa relação com o entorno, com a Baía do Guajará, com essa estrada de água que traz tudo na Amazônia. É um momento de acolhimento e celebração, mas também de cuidado, segurança e respeito por nossa identidade ribeirinha”, destaca Ronaldo Silva, músico e co-fundador do Arraial do Pavulagem.Com o tema "Arraial da Floresta", a edição 2025 é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem com patrocínio da Equatorial Pará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio do Governo do Pará, Secult, Prefeitura de Belém, TV Liberal, Point do Açaí, Ferryboat Amazonas, Sesc (PA), Blois e Oliveira Assessoria Contábil e da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves).De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a empresa se orgulha em apoiar iniciativas culturais que são essenciais para a democratização da arte e o fortalecimento da cultura local.
"A valorização da cultura paraense é um pilar fundamental para a promoção da inclusão social e o reconhecimento dos nossos fazedores de cultura. Acreditamos que, ao proporcionar visibilidade a esses artistas, estamos contribuindo para o fortalecimento de nossa identidade cultural. A programação do Arraial do Pavulagem desempenha um papel crucial nesse processo, oferecendo uma plataforma contínua de visibilidade que se estende ao longo de seu calendário de atividades, culminando nos arrastões que tomam as ruas de Belém. A Equatorial Pará acredita na democratização do acesso à arte e se orgulha de apoiar o Arraial, pelo sexto ano consecutivo, em todas as suas fases, proporcionando aos brincantes uma programação diversificada, inclusiva e que dá voz à cultura paraense", destaca.
Mastros de São João: símbolos que atravessam o rio e o tempoNa balsa seguem dois mastros: o mastro dos homens e o das mulheres, representando o equilíbrio simbólico da festa. Durante o trajeto, são amarradas fitas coloridas nos mastros, em um gesto coletivo de fé e proteção. Cada fita carrega um pedido ou agradecimento, mantendo viva a tradição de devoção popular amazônica.
Os mastros vêm de Cachoeira do Arari, no Marajó, onde são confeccionados com madeira escolhida com respeito à floresta. Todo o processo é realizado por Mestre Lucas, integrante do grupo de carimbó Sancari. Ele prepara os mastros com todo o cuidado tradicional, que inclui o “batismo”, a ornamentação e o entalhe manual da base.
“A gente vai buscar esse mastro onde ele está vivo, onde é feito com saber, com cerimônia, com responsabilidade. É uma árvore retirada com consentimento da floresta e da comunidade, para que possa se tornar símbolo de fé e cultura aqui em Belém”, explica Ronaldo.
Carimbó na balsa: salvaguarda em movimento
Durante a chegada da balsa à Escadinha, apresentações de grupos de carimbó celebram a cultura local e fortalecem a campanha pela salvaguarda do Carimbó como Patrimônio Cultural do Brasil. Entre os nomes confirmados, está a Tia Fausta.“O Carimbó é reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro, mas esse título é apenas um passo. O desafio é a salvaguarda, a manutenção dessa tradição. Então não é apenas uma atração, é o nosso apoio ao fortalecimento da campanha do carimbó”, ressalta Ronaldo Silva.
A presença do carimbó nesse momento simbólico expressa o compromisso do Arraial com a valorização dos mestres e mestras da cultura popular amazônica, ajudando a manter viva uma tradição ancestral que pulsa nas comunidades paraenses.
Mastro de São João: símbolo de fé, cultura e luta
Depois do desembarque, o Batalhão da Estrela acompanha a comitiva em cortejo até a Praça Waldemar Henrique para o tradicional Levantamento dos Mastros. A cerimônia é marcada por cânticos, danças e a presença da comunidade. “Erguer o mastro é erguer a bandeira da cultura popular. É mais que devoção: é gratidão, é respeito pelas diferenças e pela natureza. É o nosso jeito de reafirmar o compromisso com um Arraial plural e afetivo, como é o Arraial da Floresta deste ano”, afirma Ronaldo, citando o tema dos Arrastões de 2025.
A bandeira de São João, no topo do mastro, é carregada de significados ancestrais. “A quadra junina tem raízes profundas, que unem elementos indígenas, africanos e católicos. Para nós, o respeito é o que guia. É um tempo de renovar a fé, de olhar para o passado e projetar o futuro, com alegria e consciência”, diz Ronaldo.
Roda de Boi, Ensaio Geral e show da banda Arraial do Pavulagem
Antes do Levantamento do Mastro, o público acompanha o Ensaio Geral do Batalhão da Estrela, formado por mais de 1.200 brincantes de dança, perna de pau, metais, banjo e percussão. É a última grande preparação antes do 1º Arrastão, que acontece no domingo, 15 de junho.
Para fechar a noite, a Praça Waldemar Henrique recebe um show especial da banda Arraial do Pavulagem, com um repertório que mistura clássicos do grupo, homenagens aos mestres do carimbó e músicas que celebram os saberes da floresta.Feira de Negócios do Energia Feminina valoriza o empreendedorismo de mulheres da Amazônia
Durante a programação do dia 12 de junho, a Praça Waldemar Henrique recebe a Feira de Negócios do projeto Energia Feminina, iniciativa do Instituto Equatorial em parceria com o CIEDS. Das 18h às 21h, o público poderá conhecer e apoiar o trabalho de mulheres que empreendem e geram renda em Belém, com produtos feitos com afeto, força e identidade. A ação acontece durante a programação do Levantamento dos Mastros e celebra a potência do empreendedorismo feminino como forma de inclusão produtiva e transformação social.
SERVIÇO:
Cortejo Fluvial, Levantamento do Mastro, Ensaio Geral e Show do Arraial do Pavulagem
Data: Quinta-feira, 12 de junho de 2025
Horários:
• Saída do Cortejo Fluvial: 16h30 (Porto Amazonas – Av. Bernardo Sayão, 4620 – Guamá)
• Chegada na Escadinha: entre 18h15 e 18h30
• Levantamento do Mastro: a partir das 18h30 (Praça Waldemar Henrique)
• Ensaio Geral e Show: a partir das 19h
Comments