Banco da Amazônia celebra o Círio de Nazaré com emoção e tecnologia
- blognewschristian
- 13 de out.
- 3 min de leitura
Sem conseguir conter a emoção ao ver de pertinho a passagem da imagem peregrina, na Avenida Presidente Vargas, marcada por uma chuva de pétalas de rosas, Tainá Marçal agradeceu as bênçãos. Esse ano a estudante de Museologia, de 28 anos, era uma das mil pessoas convidadas pelo Banco da Amazônia para a grande procissão de domingo e não conseguiu conter as lágrimas ao ver a imagem na berlinda tão de perto.
" É uma coisa que mexe com a gente, que não sabemos exatamente o que é, mas a gente acredita com fé e esperança que vai atingir nossos objetivos", afirmou a estudante.

O Círio 2025 marcou a estreia da nova casa do Banco da Amazônia na programação da maior festa religiosa do povo paraense. Com a inauguração do Centro Cultural Banco da Amazônia, o Banco fechou uma parceria com o Bar do Parque, onde foram instaladas as arquibancadas que receberam convidados, funcionários e a diretoria da instituição financeira.
"Nós fizemos a parceria com a Arquidiocese para ocupar esse espaço aqui do Bar do Parque, porque a gente acredita que esse pedaço da avenida é um pedaço cultural muito forte da cidade, que também tem o Theatro da Paz e, agora, o Centro Cultural do Banco da Amazônia. Aqui vai ser a nova casa do Banco no Círio", explicou o presidente Luiz Lessa, lembrando que esse momento já faz parte do calendário da instituição.
"A gente acredita que a cultura também faz parte da nossa missão de desenvolvimento da Amazônia e o Círio, que é uma festa que transcende a religião católica, é um patrimônio cultural também. O Banco da Amazônia acredita que desenvolvimento é cultura e o Círio é o momento de exacerbação dessa cultura aqui do Norte, que é tão forte", afirmou Lessa.
Com o tema “Círio é a fé de quem cria o futuro da Amazônia”, o Banco da Amazônia chega aos 26 anos de homenagens à padroeira dos paraenses. Este ano entre os convidados estavam a atriz Dira Paes, que marcou presença na Trasladação e na procissão de domingo, e o padre Patrick Fernandes, sucesso da redes sociais.
O padre participou da live que mostrou as emoções do Círio para o mundo inteiro e deixou a festa da fé mais perto de quem não está presente fisicamente.
"Eu sei que é muito difícil elas(as pessoas) sentirem o que a gente sente estando aqui. Eu julgava muito quando eu não estava aqui, eu achava exagerado quando eu apenas via, só que tudo isso mudou quando eu estive aqui. Foi uma compreensão completamente diferente, o Círio, ele se vive, ele não se explica, então eu espero, de alguma forma transmitir essa verdade que é o Círio com essa união, essa pluralidade que tinha que ser aqui, tinha que ser no Pará", disse o padre.
Outro convidado que conquistou todo mundo com sua fofura foi o Zé Gotinha que aproveitou o Círio pra lembrar que vacinas salvam vidas e que no próximo dia 18 será o dia D da vacinação. "A gente tá torcendo muito pra que todo mundo perceba a importância das vacinas, de completar a carteira de vacinação de uma criança até 15 anos e a gente tem isso gratuitamente. Protejam suas crianças, a gente quer crianças saudáveis porque a gente precisa delas para construir um futuro saudável da nossa população e é um exemplo termos uma campanha que abrange o Brasil inteiro nessa potência", lembrou Dira Paes.
TRASLADAÇÃO
Durante a Trasladação, o Banco da Amazônia inovou em um espetáculo de tecnologia e criatividade. Uma instalação tecnológica inédita transformou a fachada do banco, em uma gigantesca tela de LED onde foram exibidas imagens da Virgem de Nazaré, recortes da vida amazônica e momentos da grande procissão. O imenso telão projetado na fachada do banco
integrou a tecnologia contemporânea à tradição centenária reforçando a capacidade da Amazônia de inovar sem perder suas raízes.
“O Círio de Nazaré é a alma do povo paraense. É um momento de reencontro, agradecimento e profunda emoção, em que tradição e identidade se entrelaçam nos corações dos fiéis. Em 2025, nossas ações foram pensadas para manifestar o apoio da instituição à cultura, à história e aos empreendedores de todos os portes. O Banco da Amazônia tem o compromisso de fortalecer a Amazônia e a sua gente”, afirmou o presidente Luiz Lessa.


















Comentários