A cidade de Belém ganha, nesta quarta-feira,9, o Roteiro Histórico Cultural do Círio de Nazaré, que é um mapa impresso sinalizando pontos históricos relacionados à maior festa de fé dos paraenses. O mapa inclui as manifestações populares do artesanato de miriti, a Festa da Chiquita e o Arrastão do Arraial do Pavulagem. O material tem as contribuições valiosas do historiador Michel Pinho e do artista Túlio Imbiriba. O lançamento contará com show de lançamento no Palácio Antônio Lemos, a partir das 18h, para convidados.
O mapa é uma contribuição que transcende religiões, que celebra a fé e a cultura e que convida à reflexão sobre a importância da memória e da história da preservação e valorização das tradições. A realização do mapa é do gabinete da deputada estadual Lívia Duarte (PSOL) em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur), da Prefeitura de Belém.
“A iniciativa é fundamental para nós entendermos o Círio como um processo histórico marcado não apenas pela religiosidade, mas pela importância da cultura nesse trajeto que expande a cidade para outros horizontes no sentido de encontrarmos a nossa identidade e a nossa história, descreve Michel Pinho.
O show de lançamento contará com grandes artistas paraenses: Eloi Iglesias, Alba Mariah, Ruth Costa e Sandrinha Eletrizante, que apresentarão shows de música popular com ritmos paraenses, samba e repertório dançante.
“Vai ser um show coletivo. Vou cantar ‘Círios’ (Vital Lima e Nilson Chaves), Mulheres do Brasil (Joice) e um pout-pourri de ‘Rodopiado’ e ‘Namoro Marcriado’ (ambos de Ronaldo Silva) e ‘Uirapuru’ (Waldemar Henrique)”, antecipa Alba Mariah. “Cantar no período do Círio é maravilhoso, me sinto sempre muito feliz e honrada em poder estar nessas programações, mostrar o meu trabalho, interagir com outros artistas e viver essa atmosfera incrível de Círio”.
Antes do show, haverá um culto ecumênico com as presenças do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, da secretária municipal de Turismo, Júlia Gorayeb, e da deputada Lívia Duarte.
“O mapa do Círio é uma forma contribuir com os turistas, de ajudá-los a conhecer um pouco mais da cidade e da nossa cultura, mas também para os próprios belenenses reviverem os locais e eventos identificados no mapa, além de ser um material didático que pais poderão apresentar aos filhos ajudando a perpetuar a nossa história entre as gerações”, destaca a deputada Lívia Duarte.
O mapa é acompanhado de uma ventarola e identificado na capa com a imagem de uma Nossa Senhora de Nazaré estilizada, retratada com a pele negra e que carrega um menino Jesus também negro, em uma representação amazônida mais próxima da identidade do povo paraense.
“O mapa foi uma ideia que a gente teve de contar um pouco da história do Círio. Convidamos o professor Michel Pinho para contar sobre os pontos turísticos e história do Círio. O resultado foi um material informativo, visualmente bonito, que serve de lembrança do Círio de 2024”, destaca a secretária Júlia Gorayeb.
Comments