top of page

Belém recebe a exposição fotográfica "Marajó Vivido"

  • há 14 horas
  • 2 min de leitura

Conhecido por sua beleza exuberante, o maior arquipélago flúvio-marítimo do planeta, localizado ao Norte do estado do Pará, é tema da exposição fotográfica “Marajó Vivido”, que será aberta no dia 17 de setembro, no Espaço Cultural Athias Soriano, em Belém. O trabalho assinado por Zinda Lobato Nunes reunirá 30 obras, a maioria em preto e branco, que expressam o olhar da artista sobre o cotidiano da comunidade e o cenário natural da ilha.



A ligação de Zinda com o Marajó começa na infância e se constrói ao longo de diferentes etapas de sua vida. Entre a infância e a juventude, ela viveu no arquipélago, intercalando períodos de moradia e de férias entre a cidade e a fazenda, mantendo proximidade com os rios, o campo e o cotidiano marajoara. Já adulta, após o casamento, voltou a morar na região por um período junto com sua família.



Essa convivência prolongada, em diferentes fases da vida, tornou-se parte essencial de seu olhar e de sua relação com o território. As travessias de voadeira, o cotidiano à beira do rio, a vida nas fazendas e as transformações da paisagem foram se incorporando à sua memória e, mais tarde, à sua fotografia.



A artista destaca como a dinâmica ambiental rege o local e inspira seu trabalho: “É a natureza que determina a paisagem e a vida no Marajó. Tudo depende das águas, tudo tem um porquê que a natureza dita e isso sempre me chamou a atenção. Eu fotografo aquilo que eu acho bonito ou não, que mostre a relação humana com a natureza. São fotos instintivas, que registram o momento exato, sem poses planejadas ou muita preparação técnica”.



Formada em Direito e apaixonada por arte, Zinda iniciou na fotografia como um hobby voltado para o seu cotidiano. Suas imagens, antes restritas ao ambiente doméstico, agora ganham público na exposição que vai de 18 de setembro a 9 de outubro. A mostra é uma realização do escritório Athias, Soriano de Mello, Bentes e Lobato Advogados; com curadoria de Thiago Lima, consultoria e orientação artística de Octávio Cardoso e apoio cultural da Faepa.



O interesse e a admiração crescente de entusiastas e apreciadores de arte pelo olhar singular e sensível de Zinda foram os pontos de partida para a realização da mostra, que reúne imagens capturadas a partir de 2016. A proposta da autora nesta exposição é proporcionar uma imersão profunda na cultura e na paisagem marajoara através da fotografia.



Após a conclusão da etapa apresentada em Belém, a mostra seguirá para o Arquipélago do Marajó em novembro, promovendo o reencontro direto das obras com a sua principal fonte de inspiração. Além dessa circulação, a fotógrafa já projeta para o ano de 2027 a publicação de um livro fotográfico autoral.



EXPOSIÇÃO “MARAJÓ VIVIDO”


Abertura: 17 de setembro de 2026


Visitação mediante agendamento: 18 de setembro a 9 de outubro de 2026


Agendamento: (91) 98115-0999 / evento@silveiraathias.com.br


Local: Espaço Cultural Athias Soriano - Av. Alcindo Cacela, 1858, Nazaré, Belém.

 
 
 

Comentários


bottom of page