Casarão, com foco no desenvolvimento da cultura e da arte, é inaugurado em Belém
A capital paraense ganhou um novo espaço para a divulgação e fomento da arte, cultura e cidadania. Fica na avenida Benjamim Constant, entre avenida Nazaré e Braz de Aguiar e foi totalmente reformado para receber eventos com foco na formação profissional e no desenvolvimento cultural de Belém.
Na abertura do casarão, o público presenciou uma programação de vários segmentos culturais. Houve apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia; do espetáculo “Os 4 amigos Saltimbancos”, do grupo Encenação, além de shows musicais infantis, produzidos pela Casa de Artes Tiago de Pinho, da cantora Helena Bastos e JC Júnior.

O projeto
O novo casarão cultural é um investimento da EMBRASESC (Empresa Brasileira de Produtos e Serviços Culturais), que revitalizou o espaço com recursos próprios. A reforma contou com pintura completa interna e externa, troca da iluminação e estrutura elétrica. O trabalho manteve a fachada original, além de azulejos, janelões e piso do século XVIII. Vale destacar que os nomes das salas do local homenageiam figuras importantes da arte no Pará como Nilson Chaves, Lucinha Bastos e Nilza Maria.
O casarão conta com as parcerias da Casa de Artes Tiago de Pinho, que cuida de toda a parte artística e cultural, e do Centro Cultural e Esportivo, responsável pelas atividades sociais
De acordo com Will Junior, diretor da EMBRASESC, o ambiente abrigará cursos profissionalizantes, oficinas, palestras, workshops, exposições, atividades culturais, peças teatrais e muito mais.
“Sabemos do potencial cultural e artístico de Belém que é muito forte. Mas, na cena local, sabemos, também, da dificuldade que muitos artistas enfrentam para encontrar locais que os apoiem e divulguem. Então, o casarão vai buscar suprir essa demanda e ser, acima de tudo, um incentivador da nossa arte”, destaca.
O diretor da empresa comenta que o espaço está de portas abertas para fazer parcerias com artistas e produtores culturais que busquem realizar atividades.
“Às vezes cantores, diretores de teatro, e outros fazedores de cultura só precisam de um palco para uma apresentação. E estamos aqui para essas parcerias. Já estamos com alguns projetos que vão agregar ao movimento cultural de Belém. No mês de dezembro, a nossa programação está recheada de atividades para toda a família”, diz Will.

Votação
O nome oficial do novo casarão artístico será definido através de um concurso cultural pelo Instagram da EMBRASESC, a partir da próxima semana. O público poderá dar sua opinião e votar pela rede social. Além disso, para incentivar a participação, as pessoas terão a chance de ganhar brindes.
“Queremos fazer uma escolha democrática. Por isso, optamos por convidar o público a batizar o nome do espaço junto com a gente”, finaliza Will Junior.