A programação infantil faz parte das ações realizadas para garantir verbas para a manutenção física do Casarão do Boneco, que incentiva o fazer artístico cultural em Belém, para que assim, o casarão continue em pé, funcionando e promovendo a produção cultural na cidade.
“O Casarão do Boneco" é um espaço de gestão de um coletivo de artistas que mantém a casa aberta e com programações artísticas para todas as idades. Essas programações cumprem a função de promover a arte como parte da cesta básica dos cidadão da cidade. Assim, o retorno financeiro, realizado pelas pessoas que vem às programações, mantém as contas da casa em dia. Além das apresentações, são oferecidos trabalhos artísticos, oficinas e variadas ações realizadas pelo coletivo e por artistas da cidade e de outros estados”, conta Adriana Cruz, coordenadora geral do projeto.
O espaço também é um ambiente de acolhimento aos artistas que não possuem um espaço para ensaiar, executar seus projetos ou produzir seus trabalhos. Para Maridete Daibes, artista e integrante do coletivo, as ações executadas no Casarão do Boneco são de extrema importância na cidade.
“Eu reafirmo minha crença em uma política cultural de inclusão e expansão, democratizando o acesso e a permanência das artes na vida das pessoas, acreditando no fazer desse coletivo de artistas. Nós do casarão afirmamos que a arte, o teatro, faz parte da qualidade da vida humana. Arte é produto essencial para o desenvolvimento de crianças, homens e mulheres mais saudáveis”, declara Maridente.
Sábado Te Conto - Dando continuidade à programação, neste sábado, a contação inicia com a história “A Senhora Vento”, na qual Maridete Daibes fará um momento de brincadeiras e encenação de histórias junto com as crianças, refletindo sobre as relações de amizade e liberdade.
“A Senhora Vento é uma contação de história brincante, onde falamos de amizade , de parceria, de estar junto, o vento, a menina e a pipa. Uma história de amizade e alegria. A brincadeira de criança presente na contação, acho que essa é a tônica da contação, a brincadeira”, explica a contadora de histórias e artista, Maridete Daibes.
Após o entremeio divertido com Cincinato Marques e Maridete Daibes, a contação continua com a história “Minha Mãe É um Problema”, de Babette Cole, contada por Adriana Cruz. A artista declara que se apaixonou pela obra por contar a história de uma mãe diferente que faz de tudo por seu filho, que a enxerga como um problema.
“Quando eu li, eu logo me encantei. A contação fala sobre uma mãe que tem os dons de uma bruxa e que, por ser uma mãe diferente, é vista com outro olhar pela comunidade onde mora com seu filho. Nessa comunidade, ela encontra certos problemas por ser diferente, até que ocorre um incêndio na escola das crianças e ela consegue chegar rápido voando de vassoura. Ao chegar lá, ela consegue resgatar as crianças e a comunidade fica grata”, explica Adriana.
Serviço
Sábado Te Conto – Dias 19 e 26 de outubro, às 17h, no Casarão do Boneco. Os ingressos já estão sendo vendidos e podem ser garantidos pelos valores de R$ 30,00 (adulto) e R$ 15,00 (criança). Crianças menores de 2 anos não pagam ingresso. Venda antecipada, via whatsapp: (91) 99174-2191 (Fafá) e (91)98171-8282 (Cristina), ou na bilheteria do Casarão do Boneco.
Programação:
19 de outubro - 17h
- “Minha Mãe é um Problema!”, com Adriana Cruz
- “A Senhora Vento”, com Maridete Daibes
26 de outubro - 17h
- “O Anjo” com Aníbal Pacha
- “A Iara” com Adriana Cruz
Ficha Técnica
Realização: Coletivo Casarão do Boneco
Coordenação geral: Adriana Cruz
Equipe: Maurício Franco, Thiago Ferradaes, Paulo Ricardo Nascimento, Aníbal Pacha, Cincinato Marques Jr, Nanan Falcão, Maridete Daibes, Fafá Sobrinho, Cristina Costa e Andréa Rocha.
Bilheteria: Produtores Criativos
Apoio: Padaria Verde Rosa e Holofote Virtual Comunicação Arte Mídia
Comentarios