Case da Cerpa recebe prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos
- blognewschristian
- 30 de set.
- 2 min de leitura
O case “Construção de uma nova cultura nas relações sindicais” da cervejaria Cerpa foi um dos vencedores da 13ª edição do Prêmio Ser Humano, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Pará (ABRH-PA). A cerimônia de premiação foi realizada na segunda-feira, 29, no Teatro Maria Sylvia Nunes, reunindo lideranças, gestores e colaboradores das empresas participantes.

“Receber este prêmio é motivo de grande orgulho para todos nós. Mais do que uma conquista, ele representa o reconhecimento do empenho coletivo em construir uma empresa que valoriza as pessoas e aposta no diálogo como base para relações de trabalho sólidas e sustentáveis. Esse resultado reforça que estamos no caminho certo e nos inspira a seguir inovando na forma de gerir, sempre com respeito, transparência e responsabilidade”, afirmou a presidente da Cerpa, Jutta Seibel.
Esta foi a primeira vez que a empresa concorreu ao prêmio, gerando grande expectativa nos bastidores da fabricante de uma das grandes marcas de cerveja do Brasil. A Cervejaria Paraense conquistou o segundo lugar na categoria “Excelência Organizacional”. Para a gerente de Gente e Gestão da Cerpa, Lene Ferreira, estar entre os finalistas já era motivo de comemoração, consolidando o reconhecimento do trabalho realizado.
“Ser reconhecida em uma premiação de grande relevância como o prêmio Ser Humano reforça o compromisso da Cerpa com a excelência na gestão de pessoas. Além de dar visibilidade às práticas internas, o prêmio valoriza o esforço de construir relações de trabalho mais transparentes e sustentáveis, impactando positivamente colaboradores, sindicatos e a sociedade”, disse.

Os vencedores do prêmio Ser Humano receberam o certificado especial de premiação. Eles terão seus cases divulgados como referência em gestão de pessoas no Pará e em nível nacional por meio da ABRH Brasil.
Modelo inovador - O case apresentado pela Cerpa se consolida como um modelo inovador de relações sindicais e trabalhistas baseado no diálogo, transparência e confiança. De acordo com Lene Ferreira, pela primeira vez em sua história a Cerpa firmou acordos coletivos que beneficiam diretamente seus colaboradores e, ao mesmo tempo, fortalecem a parceria com representantes sindicais que atuam dentro da empresa, criando um ambiente de mediação preventiva e mais colaborativo.
O projeto foi estruturado a partir da abertura de um canal direto de comunicação com o sindicato, fortalecendo o relacionamento institucional e criando uma base de confiança. Posteriormente, esse diálogo foi ampliado para os diretores sindicais que também são colaboradores da Cerpa, com reuniões periódicas e a criação de um grupo de WhatsApp.
Lene explica que esse sistema se tornou um espaço de orientação e mediação preventiva, no qual dúvidas e demandas dos funcionários passaram a ser tratadas de forma ágil e transparente, reduzindo conflitos e possibilitando a construção conjunta de acordos coletivos.
Prêmio ABRH - O prêmio Ser Humano promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Pará (ABRH-PA) é o reconhecimento de boas práticas em gestão de pessoas e responsabilidade social empresarial na Amazônia, adotadas por empresas públicas, privadas e do terceiro setor, além de estudantes e profissionais autônomos.
A premiação valoriza os melhores projetos e cases nas categorias Desenvolvimento, Excelência Organizacional, ESG, Jovem, Profissional Destaque e Personalidade Amiga do RH. Os vencedores locais ainda ganham visibilidade para concorrer à etapa nacional do prêmio, realizada pela ABRH Brasil.


















Comentários