top of page

Chef paraense revela segredos da preparação de prato mais famoso do Círio de Nazaré


A ida aos supermercados e feiras livres em Belém nos dias que antecedem o Círio de Nazaré pode ser reveladora, quando o assunto é preparação dos tradicionais pratos do almoço festivo do domingo após a procissão. Foi o que aconteceu com a chef de cozinha Solange Sabóia.


A capital paraense já respira o Círio, e foi pensando nisso que na manhã desta quinta-feira, 05, a chef saiu às compras para garantir os principais ingredientes que serão usados para preparar a receita de um dos mais tradicionais pratos desta época do ano nos lares paraenses: o Pato no Tucupi.


O segredo da Chef



Em meio às gôndolas do supermercado, ela mostrou os segredos ao preparar a iguaria paraense.“Não abro mão de escolher cada item que vou utilizar nos preparos. Eu penso carinhosamente como cada ingrediente vai combinar com a proposta do que vou preparar”, conta Saboia. Solange Saboia revela que usa a margarina Primor para deixar a sua receita de Pato no Tucupi saborosa, com a carne mais macia e dourada.


O Pato no Tucupi será um dos pratos do menu que será servido na Casa Primor. Solange Saboia foi convidada pela marca para assinar e preparar o buffet do espaço. A Casa Primor será instalada em um apartamento no Ed. Manoel Pinto. O local está sendo totalmente preparado para receber jornalistas, influenciadores e convidados da marca.


De acordo com a chef, a participação de Primor neste momento, que é tão importante para o paraense, mostra o quanto a cultura local é forte e ganhou reconhecimento. “A gente sabe que hoje a nossa gastronomia é assim, rica de cheiros e sabores, e este ano vai ficar ainda mais especial. Por isso que uso Primor em meu Pato no Tucupi, afinal, quem faz com amor, faz com Primor”, finaliza.


Conheça a receita completa


INGREDIENTES:


1 pato de 3k, 5 maços de jambu, 3 maços de chicória do Pará, 2 a 3 cebolas, tomate, 1 cabeça de alho, 3 limões, 1 cálice de vinho branco, 3 litros de tucupi, 3 colheres generosas de margarina PRIMOR, 2 colheres de açúcar refinado, pimenta de cheiro, pimenta do reino e sal a gosto.


MODO DE PREPARAR:


Limpe o pato, corte as partes (coxa, sobrecoxa, asas, etc) e lave com algumas folhas de chicória e limão, na noite que antecede o Círio deixe-o na vinha de alho, com cebola, sal, pimenta do reino e vinho branco. Deixe descansar na geladeira.


No dia seguinte, leve-o ao forno, em um refratário, coberto com papel alumínio. Quando perceber o primeiro cozimento, retire o papel, pincele com a mistura de margarina Primor e açúcar. Este é o segredo da crocância e do sabor da carne. A mistura de primor com açúcar além de dourar vai caramelizar a pele do pato. Retorne ao forno até dourar.


Em uma panela ferva o tucupi, com alguns dentes de alho inteiros e a chicória. Quando estiver fervendo, adicione as folhas de jambu lavadas. Adicione a pimenta de cheiro picada e dentes de alho.


A dica da chef Solange Saboia é observar quando o pato estiver macio e tostado. Esta é a hora de juntar ao Tucupi com Jambu e quando ferver estará pronto para servir aos convidados. O prato deve ser acompanhado de arroz branco e farinha de mandioca paraense.

Comments


bottom of page