top of page

Com a parceria da Equatorial Pará, oficinas dos Arrastões do Pavulagem 2024 iniciam em Belém


 

Na última sexta-feira, 10, o Arraial do Pavulagem iniciou as oficinas que antecedem os tradicionais arrastões. O calendário seguirá até 24 de maio, em frente ao Instituto do projeto, no Boulevard da Gastronomia, em Belém, e deve reunir mais de 400 brincantes em oficinas de percussão, perna de pau, dança e brinquedos animados. O Arrastão do Pavulagem 2024 é uma realização do Instituto Arraial do Pavulagem e conta com a parceria da Equatorial Pará, Governo do Estado, Prefeitura de Belém e Sesc (PA).

 

Foto: Ingrid Bittencourt


As oficinas são realizadas de segunda-feira a sexta-feira, das 19h às 21h, sábados das 16h às 18h, e aos domingos das 9h às 11h.  Depois desse período, os novos membros se juntarão ao mais experientes do Batalhão da Estrela nos ensaios que vão iniciar no dia 25 deste mês. O processo de integração ocorre anualmente, o que aumenta o número de participantes ano após ano. No ano passado, mais de 1200 pessoas fizeram parte do grupo.

 

De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, a parceria com o Arraial do Pavulagem é especial tanto pelo aspecto cultural quanto pelo social, pilares importantes para a distribuidora de energia.

 

“Sabemos da grandiosidade dos arrastões que levam milhares de pessoas às ruas de Belém. Porém, para além desses momentos, o Instituto Arraial do Pavulagem realiza uma extensa agenda prévia de cursos e oficinas que envolvem as comunidades. Isso é a democratização da arte. A Equatorial acredita na potência desse projeto e, mais uma vez, está ao lado do Pavulagem para fazer uma festa junina com muita energia e com a cara do paraense”, pontua Michelle.

 

Legado e identidade cultural

 

Ronaldo Silva, presidente do Instituto, destaca o sentimento positivo pelo início da época junina e comenta o retorno para a comunidade e os sentimentos positivos gerados pelo legado do Arraial do Pavulagem.

 

"Todo ano a expectativa nesse momento de início é alta. É um orgulho e uma felicidade ver os instrutores repassando para os iniciantes detalhes sobre os instrumentos, ensinando a andar de Perna de Pau com segurança… aqui, o brincante vive dias de compartilhamento de saberes e, como resultado dessa dedicação, vai pra rua conosco como parte do Batalhão da Estrela, que é um núcleo do Arrastão do Pavulagem”, diz.

 

Comments


bottom of page