top of page

Com dois shoppings em Belém e uma jornada sustentável, ALLOS reforça compromissos na COP30

A menos de um mês da COP30, que será realizada em Belém (PA), a ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do país, anuncia uma agenda robusta nos dois shoppings que detém na cidade, com o objetivo de deixar um legado socioambiental na região. As atividades, iniciadas em maio e com programação até dezembro, incluem uma série de ações culturais, educacionais e de logística no Boulevard Shopping Belém e no Parque Shopping Belém.A estratégia reflete uma trajetória de longo prazo da ALLOS, que de forma pioneira, há mais de uma década incorpora a sustentabilidade como parte central da sua atuação.


ree

Esse compromisso é traduzido em 12 metas públicas, guiadas pelo conceito de "Espaços que Transformam".Nesse cenário, a companhia elaborou um calendário de ações, com mais de 250 dias, com o objetivo de valorizar a cultura, impulsionar a economia e o desenvolvimento social da região. A homenagem à capital paraense vem junto com a antecipação das metas ambientais de 2030 e 2040 para seus shoppings da Bacia Amazônica: 100% de energia renovável, 90% de resíduos recuperados, redução de 5% no consumo de água e 100% com infraestrutura para reuso do recurso, e neutralidade de carbono.


Programação focada em cultura local e meio ambiente

O Boulevard Shopping Belém vai realizar o lançamento da exposição "Emmanuel Nassar – um pop brasileiro", com 18 pinturas em chapas de ferro, reunidas em um painel, que provocam reflexões sobre circularidade. O shopping também receberá um circuito imersivo e gratuito sobre mudanças climáticas, em parceria com a National Geographic e a Disney, além da exposição Coral Vivo, voltada à conservação marinha.

Já no Parque Shopping Belém, o destaque será uma mostra dedicada às grandes manifestações culturais da Amazônia (como os Bois de Parintins, Tribo de Juruti e Botos de Alter do Chão), com alegorias, figurinos, apresentações e oficinas interativas. O shopping também terá uma decoração de Natal inédita, com mais de 100 aves amazônicas confeccionadas em papel, unindo sustentabilidade, arte e educação ambiental.

Ambos os empreendimentos já inauguraram a Jaguar Parade, exposição de esculturas de onças-pintadas personalizadas por artistas locais, e terão ainda lojas colaborativas de moda sustentável, valorizando o trabalho de criadores paraenses e a riqueza da cultura local.


ree

Desenvolvimento local com foco em educação


A ALLOS também reforçou sua conexão com a região ao patrocinar o TEDxAmazônia, realizado no histórico Theatro da Paz, em Belém (PA). O evento reuniu 700 participantes, entre líderes globais, cientistas, empreendedores e comunidades tradicionais, em torno de ideias e caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e do planeta. A programação incluiu palestras, debates e experiências imersivas na cultura amazônica, com a participação de vozes potentes da região e de outros territórios latino-americanos.De acordo com a ALLOS, deixar um legado vai além das ações durante a COP30, trata-se de promover o desenvolvimento das comunidades no entorno. Com esse foco, a empresa investiu na capacitação de colaboradores, oferecendo treinamentos de inglês voltados ao atendimento ao público internacional, fortalecendo o preparo das equipes para o aumento do fluxo de visitantes estrangeiros na cidade."A companhia também mantém iniciativas sociais em Belém, como o Parque Bengui de Informática, que oferece formação profissional a jovens em situação de vulnerabilidade, e o Jovem Varejo Boulevard, programa que prepara novos profissionais para ingressar no setor de comércio e serviços", comenta Paula Fonseca, diretora jurídica e coordenadora da Comissão de Sustentabilidade da ALLOS.Acolhimento e mobilidade urbana

Em conjunto com as ações culturais e educacionais, os shoppings Boulevard Belém e Parque Belém contarão com uma infraestrutura especial de acolhimento e mobilidade para os visitantes. Durante o período da conferência, será oferecido um serviço gratuito de transporte entre os empreendimentos e o Parque da Cidade, local central do evento. Já os espaços para turistas oferecerão atendimento trilíngue e distribuição de materiais informativos sobre a cidade.A ALLOS, que é patrocinadora da COP30, também terá presença ativa na programação da conferência, com a realização de dois painéis nos dias 11 e 12 de novembro. As conversas abordarão o papel dos shoppings como espaços que transformam vidas e os impactos da sustentabilidade nos negócios."Estar presente na COP30 é reafirmar o compromisso da ALLOS não só com metas ambientais consistentes, mas também com a valorização da cultura amazônica e com a geração de impacto social positivo para nosso país. Acreditamos que sustentabilidade é sobre transformar vidas e futuros, e é isso que buscamos ao criar espaços que unem cultura, educação, inovação e conservação ambiental para os mais de 4 milhões de visitantes mensais que recebemos nestes shoppings", finaliza Paula.


Sobre a ALLOS

Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 55 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência figital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de governança corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.

Crédito das fotos: ALLOS/Divulgação



 
 
 

Comentários


bottom of page