Com foco na COP 30, nova agência do Sebrae impulsionará a bioeconomia e o turismo sustentável nas ilhas de Belém
- blognewschristian
- 26 de jul.
- 2 min de leitura
A pouco mais de 100 dias da COP 30, o Sebrae no Pará intensifica a preparação dos pequenos negócios das ilhas de Belém. E como forma de centralizar e concentrar as ações de empreendedorismo nessas áreas antes, durante e depois da Conferência, a entidade inaugura a sua primeira agência localizada na região insular da capital. A Agência Sebrae Ilhas será inaugurada às 10h da manhã do dia 30 de julho, na Ilha do Combu, para atender os pequenos negócios e empreendedores das comunidades ribeirinhas do arquipélago e do entorno.

A nova unidade não será apenas mais um ponto de atendimento do Sebrae/PA, mas uma referência estratégica para iniciativas de bioeconomia e turismo sustentável, desenvolvidas na região insular de Belém. No local, haverá uma loja colaborativa, para comercialização de produtos e serviços de pequenos empreendedores do Combu.
A arquitetura da Agência Sebrae Ilhas foi inspirada nas moradias ribeirinhas, construída utilizando madeira reaproveitada, privilegia a iluminação natural e a circulação de ar, a fim de promover o uso racional de energia elétrica. Os atendentes são moradores locais, proporcionando um atendimento personalizado e com respeito às tradições locais.
No espaço, haverá uma área para atendimento onde serão oferecidos serviços como formalização dos pequenos negócios, oferta de consultoria, orientações, apoio técnico entre outros. Também haverá espaços para capacitações de empreendedores locais, em que os temas escolhidos levam em consideração a vocação da região para o turismo e têm como foco inovação, atendimento, marketing e educação ambiental.
Empreendedorismo nas Ilhas
O Sebrae/PA vem trabalhando o empreendedorismo na região das ilhas há algum tempo. Nas últimas décadas, o crescimento do empreendedorismo na Ilha do Combu é notável. De apenas três estabelecimentos comerciais registrados até o ano 2000, o número saltou para 32 em 2020 e hoje já se estima a existência de aproximadamente 70 empreendimentos na região.

Com o novo ponto de atendimento, todas as soluções ofertadas pelo Sebrae à comunidade ribeirinha de Belém estarão concentradas no local. Entre esses projetos estão os projetos Agentes de Roteiros Turísticos, Turismo de Experiência e a Rota Turística Combu, esta última está em construção.


















Comentários