Neste sábado, 18 de maio, o Arraial do Pavulagem realiza o projeto "Oralidades", um ciclo de conversa com mestras da cultura local. Em seguida, haverá um show gratuito da “Roda Cantada”, grupo formado por instrutores e músicos do Batalhão da Estrela, com músicas que marcam a vivência dos Arrastões. O evento, patrocinado pela Equatorial Energia, é gratuito e ocorre na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, no Boulevard da Gastronomia, em Belém, às 18h.
“Oralidades” é uma preparação para os Arrastões. A iniciativa tem como objetivo compartilhar saberes e alegria para os oficineiros e o público em geral. A programação contará com a mediação de Ester Sá e a participação de renomadas figuras femininas da cultura local, incluindo mestra Iracema Oliveira, guardiã do Pássaro Junino "Tucano", Tia Fausta, compositora do Boi "Resolvido", mestra Cerena Aurora, animadora de diversos folguedos, e Jorgete Lago, professora e pesquisadora em etnomusicologia.
Durante o show da “Roda Encantada”, a apresentação terá participação das mestras convidadas, além de Íris da Selva, músico em carreira solo que também é instrutor do Arraial do Pavulagem, Júnior Soares e Ronaldo Silva, músicos e co-fundadores do Arraial do Pavulagem.
De acordo com Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o projeto Oralidades ganha ainda mais destaque neste ano ao proporcionar ao público um contato mais direto com as vozes femininas que estão na base da cultura popular paraense.
“Sabemos o quanto é importante valorizar os artistas e a programação do Arraial do Pavulagem faz isso durante todo o calendário de atividades que culminam nos arrastões pelas ruas de Belém. A Equatorial Pará acredita na democratização da arte e está junto com o Pavulagem em todas essas etapas do projeto para levar até os brincantes uma programação diversa, inclusiva e que dá voz aos fazedores de cultura do estado”, pontua.
Tema
Para a 37ª edição do Arrastão do Pavulagem, o tema "Arraial do Saber" celebra a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará, destacando o papel fundamental das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia.
Este ano, o evento reverencia em sua programação as detentoras de saberes e fazeres, enfatizando a representação da natureza-mãe, fonte de força e criação.
A criação e produção do 36º Arrastão do Pavulagem é do Instituto Arraial do Pavulagem, com patrocínio da Equatorial Energia, realização da Lei Semear, Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), Secretaria de Cultura do Estado (SECULT), Governo do Pará e em parceria com a Prefeitura de Belém através da FUMBEL.
Serviço:
“Oralidades”: ciclo de conversas com mestras de cultura e show da ‘Roda Cantada’
Data: 18/05
Horário: a partir de 18h
Local: Instituto Arraial do Pavulagem (Boulevard da Gastronomia, bairro da Campina)
Entrada: franca
Comentarios