Começa nessa quarta-feira o Amazônia Live – Hoje e Sempre
- blognewschristian
- 17 de set.
- 4 min de leitura
Começa hoje, dia 17, o projeto ‘Amazônia Live – Hoje e Sempre’, um grande movimento do Rock in Rio e do The Town, juntos Por Um Mundo Melhor, que coloca todos os holofotes na Amazônia. Por meio de diversas iniciativas, o projeto, com patrocínio principal da Vale, apoio da Gerdau, da Heineken e do Banco da Amazônia, e parceria de conteúdo e mídia com TV Globo, jornal O Globo e Folha de S. Paulo, reforça a necessidade de preservar a floresta em pé e proteger seus povos, contribuindo para o desafio global de reduzir as emissões de carbono – um tema cada vez mais urgente diante da crise climática. Inserido na região que receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o projeto segue a mesma linha do encontro global: unir as pessoas em torno de uma agenda única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável.

“A gente agora passa a bola de São Paulo para Belém, no Pará. Um show absolutamente histórico acontece na quarta-feira. A gente sabe que São Paulo, Rio, o Brasil só fica bem se todo o país estiver bem, saudável e potente. Nesse caso, a nossa maior potência, além do nosso público brasileiro, é a nossa floresta. E por isso o The Town e Rock in Rio resolveram mais uma vez jogar os holofotes para uma temática absolutamente essencial, com um show único no meio da floresta, no rio Guamá” comentou Roberta Medina.
Nesse sentido, Amazônia Live – Hoje e Sempre realizará um especial de TV com espetáculo de Mariah Carey, e uma apresentação histórica de quatro gerações da música paraense com Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara num palco flutuante no Rio Guamá. No dia 17 de setembro, a partir das 18h15, o especial será transmitido para todo o Brasil pelo Multishow e pelo Globoplay, com sinal aberto. Na TV Globo, o público confere os melhores momentos do evento, logo após o Estrela da Casa. O objetivo é chamar atenção para a necessidade de manter a floresta em pé, por meio da proteção de seus povos originários, e contribuir para o desafio global de reduzir as emissões de carbono. Amazônia Live – Hoje e Sempre é um movimento de Rock in Rio e The Town, com patrocínio principal da Vale. O palco em homenagem a rainha das águas já está montado no rio Guamá. A estrutura pesa 13,2 toneladas, das quais 10 toneladas são o peso da flor. O restante é dividido entre a estrutura central do palco, 1,2 tonelada, e duas toneladas para parte de cenografia e técnica, como luz e áudio. Os materiais usados na montagem do palco são de baixo impacto, com a estrutura das pétalas feitas em metalon e revistas em tecido, podendo ser reaproveitadas após o evento.
Além de mostrar ao mundo imagens potentes da floresta, o Amazônia Live – Hoje e Sempre também tem o objetivo de promover um impacto local. Para mobilizar a população do estado do Pará e fazer ecoar por Belém um grito a favor da floresta, o Mangueirão, recebe uma das maiores artistas do Brasil. No dia 20 de setembro, Ivete Sangalo se apresentará para 46 mil pessoas em um show totalmente gratuito, cujos dois lotes de ingressos se esgotaram em apenas algumas horas. No mesmo dia, sobe ao palco Viviane Batidão, artista considerada a rainha do tecnomelody, e a festa Lambeteira Baile Show convida Lia Sophia, que promete animar o público com muita guitarrada e carimbó.

O Amazônia Live é um movimento de legado que faz parte do pilar Por Um Mundo Melhor, bandeira que o Rock in Rio levanta desde sua primeira edição, em 1985. O projeto na região Amazônica teve início em 2016, com uma apresentação do tenor Plácido Domingo, no internacionalmente conhecido Rio Negro. Essa jornada, em quase 10 anos, já registrou mais de quatro milhões de árvores plantadas no território nacional. Houve também a promoção de renda para o povo indígena do Xingu e a recuperação das margens do rio de mesmo nome, revitalizando terrenos desmatados e mobilizando trabalhadores coletores da Rede de Sementes do Xingu. Agora, o movimento está beneficiando instituições na região metropolitana de Belém. Dentre as mais de 100 iniciativas que se inscreveram, foram selecionadas seis ações que atuam com temáticas como promoção dos direitos das mulheres, geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional. As iniciativas são: Instituto Peabiru; Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia - AmazonCred; Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC); Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN); e Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.
“No mundo de hoje, a gente precisa trabalhar junto para fazer as coisas funcionarem. A gente não podia fazer isso acontecer sem envolver aquela comunidade. Então é por isso que teremos as divas paraenses com a gente e é por isso que no sábado teremos o show do Mangueirão. Toda a nossa relação com o Pará é muito forte. Para a Vale, por meio da música, fazer o Amazônia Live, é um reforço de um compromisso inequívoco que temos com a preservação e a conservação da Amazônia”, pontuou Leandro Modé, diretor de comunicação e marca da Vale.


















Comentários