Concerto “Árvores Violonísticas” homenageia Tó Teixeira no 52o ENARTE
- blognewschristian
- 23 de jun.
- 3 min de leitura
Nesta quarta, 25, às 17h, o Auditório Eneida de Moraes, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-PA), recebe o espetáculo “Árvores Violonísticas”, apresentado pela Orquestra Guitarrônica da EMUFPA. A entrada é gratuita.O concerto presta homenagem a Tó Teixeira, violonista e compositor paraense que se tornou referência para o violão popular da Amazônia.

A apresentação integra o ENARTE 52, encerramento do semestre artístico-pedagógico da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), e é resultado de uma parceria com a Kamara Kó Fotografias.Sob coordenação do professor e músico Ziza Padilha, “Árvores Violonísticas” leva ao palco estudantes da EMUFPA, em formações variadas de violão, que executarão obras autorais e arranjos de clássicos do repertório paraense. A abertura do espetáculo será com “Suíte dos Ramos”, composição de Ziza Padilha que homenageia a força do violão amazônico.

"Árvores Violonísticas faz parte do meu projeto de pesquisa do mestrado do Profartes, auto etnográfico onde uso a metodologia que me impulsionou ao violão criativo, nela busco todas a minhas referências. Tó Teixeira é matriz ancestral, árvore-mãe, fonte inesgotável onde todos buscam inspiração. Neste caminho foram plantadas sementes musicais e nestes jovens, alunos e integrantes da OGP vou plantando , colhendo novos frutos. Viva o Violão Paraense", celebra o professor.
O violão de Tó
No repertório, obras emblemáticas de Tó Teixeira ganham nova leitura: “Bolo de Milho”, “Queixas de dois corações”, “Carimbó, divertindo a mocidade”, “Triste? Nunca!”, “Jesus nosso pastor”, “Revê del muchacha”, além das peças “Ária para violão” e “Mais uma lembrança”. Os arranjos foram elaborados coletivamente, como parte da vivência didática entre os músicos-orientadores e os estudantes-intérpretes.A apresentação é parte da programação da exposição “Tó Teixeira – Mergulho na Vida e Obra”, em cartaz até 30 de agosto no MIS-PA. A mostra, realizada pela Kamara Kó Fotografias por meio do Programa Rouanet Norte, com patrocínio do Banco da Amazônia, Caixa, Correios e Banco do Brasil, e apoio institucional do Governo do Estado do Pará via Secult-PA, ocupa o espaço expositivo do Palacete Faciola com curadoria de Alexandre Sequeira, montagem e edição de Nando Lima, e colaboração de artistas e pesquisadores.A exposição revela aspectos da trajetória de Tó Teixeira como uma das figuras mais influentes da música instrumental paraense, reunindo partituras, gravações, fotografias, depoimentos e objetos pessoais que ajudam a contar a história de sua vida e obra.O músicoAntônio Teixeira — o inesquecível Tó Teixeira — nasceu em 1893, em Belém do Pará, e foi um dos maiores nomes da música instrumental da Amazônia. Autodidata, tornou-se referência como professor de violão, tendo formado dezenas de músicos ao longo do século XX.
Figura discreta e generosa, Tó Teixeira dedicou a vida ao violão e à formação musical, deixando um repertório autoral de rara beleza, com peças como Ária para violão, Mais uma lembrança, Revê del Muchacha, entre outras composições que transitam entre o popular e o refinado, com fortes raízes amazônicas.
Foi homenageado em vida no palco do Theatro da Paz, em 1982, onde também foi realizada uma nova homenagem com o histórico concerto “Uma Noite com Tó”, agora como tributo póstumo, reunindo intérpretes de diferentes gerações para celebrar sua arte e legado, sob a direção musical de Salomão Habib.
Seu estilo combina lirismo, técnica refinada e forte identidade regional, com composições que dialogam com o choro, o carimbó e outras manifestações da cultura amazônica.
Serviço
Espetáculo “Árvores Violonísticas” – Orquestra Guitarrônica da EMUFPA
25 de junho de 2025 (quarta-feira), às 17h
Auditório Eneida de Moraes – Museu da Imagem e do Som do Pará (Palacete Faciola, Av. Nazaré - 132).
Entrada gratuita.


















Comentários