top of page

Conheça os decoradores convidados para as ornamentações do Círio 2023

A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) divulgou os decoradores profissionais para decorar os espaços e a berlinda para os eventos do Círio 2023. Vando Nascimento, que assinou a decoração da berlinda em 2020, a decoração da Basílica em 2021, a ornamentação do altar da Praça Santuário, Pórtico da Escadinha, berlinda da Trasladação e Círio, berlinda da Procissão da Festa e andor do Recírio, em 2022, este ano assina a decoração novamente do altar da Praça Santuário, berlinda da Trasladação, Círio e Procissão da Festa, sendo que as decorações da Trasladação e do Círio são as mais aguardadas pelos devotos.

O decorador, design floral, artista plástico e escultor Vando Nascimento trabalha há 27 anos na área de eventos. Sua história com o Círio começou em 2013, quando recebeu o convite da DFN para fazer a decoração da Berlinda para a procissão de domingo. “A partir daí, passei a realizar outros projetos dentro da programação do Círio, e já vão muitos anos de muita fé, amor e prazer em florir para Nossa Senhora. Em 2020, um ano totalmente diferente para nós devotos, fui convidado para fazer a primeira live de decoração da berlinda do Círio”, declara Vando Nascimento.



Já Paulo Morelli, que participa das decorações do Círio desde 2002 e em 2021 foi responsável pela decoração da berlinda no Círio, fará a ornamentação do altar da Basílica para a abertura oficial do Círio, missa de apresentação do manto, Traslado para Ananindeua e Marituba, Romaria das Crianças e o altar da Basílica durante toda a quinzena da festa, pois o altar permanece decorado, havendo quatro novas decorações, com trocas toda terça e sexta, durante o período, assim como em 2022.

Simone Cosme será a responsável pela decoração do Navio Garnier Sampaio, no Círio Fluvial, palanque do Colégio Gentil, de onde sai a Trasladação no sábado, dia 07, palanque da Igreja da Sé, onde ocorre a missa do Círio, no domingo, dia 08, Ciclo Romaria, Romaria da Juventude e altar da capela do Gentil para o Recírio. Djan Slaviero decora a berlinda na procissão do Traslado dos Carros, Romaria Rodoviária, Motorromaria, Romaria dos Corredores, da Acessibilidade e andor do Recírio, como em 2022. Marilza Ramos decora o andor do Terço da Alvorada.

A maioria das flores vem do Ceará e de Holambra, em São Paulo. Entre essas flores estão rosas, orquídeas e lírios. As flores tropicais vão ser usadas no navio Garnier Sampaio, no Traslado dos Carros, na romaria dos ciclistas e da juventude. Tanto as flores tropicais, quanto as folhagens e orquídeas, são produzidas no Pará, nas cidades de Benevides e Castanhal. A decoração do Pórtico da Escadinha será novamente uma plotagem adesivada, como nos anos de 2018, 2019 e 2022.

Commenti


bottom of page