Cordões de pássaros e bichos do Pará se apresentam em Outeiro
top of page

Cordões de pássaros e bichos do Pará se apresentam em Outeiro

Cerca de 25 grupos de pássaros e bichos do Pará se reúnem neste sábado, dia 23 de março, no Espaço Cultural Pássaro Colibri, na Ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro, em Belém, para celebrar o retorno às atividades após um longo período afastados dos palcos. O grupo também aproveitará a oportunidade para discutir detalhes das apresentações do III Festival de Pássaros e Bichos do Pará, que acontecerá em maio, no Teatro da Paz.

O encontro contará com a presença de grupos de vários bairros e distritos de Belém, como os pássaros e bichos Tem-Tem, o Uirapuru e a Borboleta Azul e também grupos de municípios distantes, como Parauapebas, Canaã dos Carajás e Salinópolis. Entre os grupos há cordões que já contam com mais de 100 anos de tradição e também dois estreantes. 

Após o encontro, os grupos, com suas indumentárias e fantasias, farão um ensaio fotográfico na Praia do Amor e Praia Grande. As fotos serão utilizadas em um livreto que será transformado em um memorial, um registro para fortalecer a história dos gruṕos folclóricos paraenses.





RETORNO DO FESTIVAL

Após uma pausa de 7 anos, agravada pela pandemia da covid-19, o festival de pássaros retorna em maio, no Teatro da Paz, com grandes expectativas e a missão de manter viva a tradição folclórica dos brincantes de pássaros juninos e levar os encantos dos bichos amazônicos para novos públicos, difundir a história dos grupos que estão espalhados pelo Pará. "Esse retorno é muito importante para nós, porque desde 2017 a gente vem tentando fazer o festival acontecer. É fantástico a gente perceber que os nossos grupos terão a projeção e visibilidade que merecem, com apresentações no Teatro da Paz, que foi o local que deu origem aos grupos de pássaros e bichos do Pará, para essa belíssima manifestação da cultura popular paraense. Fazer um festival de portas abertas para a comunidade é uma conquista maravilhosa. A própria comunidade que integra os grupos de pássaros e bichos, em sua maioria formada por pessoas da periferia, vai poder entrar no Teatro da Paz, vai poder conhecer, ter acesso a essa parte rica da nossa cultura. Todos estão muito alegres, muito felizes, com ânimos revigorados para esse retorno. Os cordões de pássaros juninos mantêm o compromisso de preservar parte da cultura paraense", comemora a coordenadora do festival e diretora do Projeto Cultural Colibri de Outeiro, Laurene Ataíde. 





Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, o festival contará com a participação de aproximadamente 1.200 brincantes de diversos municípios paraenses e prestará uma homenagem à mestra guardiã Gilda Amador, falecida em 2019. A homenageada coordenava o Cordão de Pássaros Tem-Tem e foi a pesquisadora do Cordão Borboleta Azul. 

As primeiras edições do festival também prestaram homenagens póstumas a dois importantes representantes de grupos de pássaros do Pará. No primeiro festival, a homenageada foi a mãe de Laurene, a mestra Teonilda Ataíde. O festival foi realizado no Teatro Gasômetro, em 2016, e contou com a apresentação de 18 grupos de pássaros. Já no segundo, em 2019, a apresentação lembrou a memória do mestre Francisco Oliveira, e foi realizado no Teatro Margarida Schivasappa, com cerca de 20 grupos de cordões de pássaros juninos.

TRADIÇÃO

 

O festival de pássaros e bichos é coordenado pela mestra de cultura popular, Laurene Ataíde, que também está à frente de um dos grupos mais tradicionais do Estado, o Cordão de Pássaro Colibri de Outeiro, que existe desde 1971. Anteriormente chamado de Beija-Flor de Icoaraci, o grupo mudou de nome em 98, passando a se chamar Colibri de Outeiro.


Os grupos folclóricos são formados, em sua maioria, por famílias de comunidades carentes e todas as despesas das apresentações, desde a confecção das fantasias, da aquisição de instrumentos musicais, transporte, hospedagem e alimentação são custeadas pelo projeto. Grande parte dos grupos é formada por crianças e adolescentes que encontram na arte um refúgio e uma nova fonte de diversão, criatividade e oportunidades.




SERVIÇO


O que é: encontro de pássaros e bichos folclóricos do Pará


Quando: 23 de março (sábado)


Horário: 9h - 10h


Local: Espaço Cultural Pássaro Colibri


Endereço: Rua Tito Franco, 183 - São João do Outeiro (Outeiro), Belém - PA, 66840-095

bottom of page