Está chegando a hora de um dos maiores e mais tradicionais eventos esportivos da Amazônia: a Corrida do Círio. Em 2024, a competição, realizada pela TV Liberal, alcançou um recorde histórico. Foram mais de 7 mil atletas inscritos nas categorias 5k, 10k e Caminhada (3,5k). As provas serão realizadas no próximo domingo, dia 20 de outubro, a partir das 6h da manhã, com largada e chegada no Portal da Amazônia.
A TV Liberal vai fazer a transmissão da corrida deste domingo (20/10), ao vivo, para toda Rede Liberal, sob o comando do apresentador André Laurent, direto do Estúdio Glass, na sede da emissora. O portal GE Pará vai mostrar a prova, em tempo real, para todo mundo, via internet. Muitos quilômetros de emoção, em todas as telas. A Banda Xeiro Verde vai ser a atração musical da Corrida do Círio 2024, a partir das 8h da manhã, na concentração após a prova.
Este ano, a Corrida do Círio vai contar com a participação de Roberto Kovalick. O jornalista da Globo estará em Belém correndo a prova de 10k, na 2ª temporada do desafio “Correndo com o Hora Um”, circuito que conta ainda com a Maratona Internacional de São Paulo, Maratona do Rio, Maratona de Salvador e São Silvestre. O apresentador do telejornal H1 vai participar das principais provas de rua do Brasil para incentivar a prática esportiva, conhecer personagens e histórias inspiradoras.
O público infanto-juvenil também tem presença garantida, com o registro de 1 mil jovens atletas, de 05 a 17 anos, inscritos para participar da 15ª edição da Corridinha do Círio. As provas, com distâncias que variam conforme a idade, serão realizadas no dia 26 de outubro, sábado, a partir das 6h da manhã, na pista de atletismo do Estádio Olímpico Mangueirão.
"Estamos muito empolgados para essa edição! Logo nos primeiros dias de vendas a procura foi intensa, em pouco tempo batemos o limite de vagas disponíveis e foi necessário abrir um lote extra, recalcular tudo para atender um número maior de atletas neste ano. A minha expectativa é das melhores, espero que todos possam viver esse momento único e também se divertir!", destaca Vinicius Volpi, diretor de Programação da Rede Liberal.
Entrega dos kits
Os kits das categorias 5K e 10K da Corrida do Círio (camisa, número de peito e chip), da Caminhada de 3,5 K (camisa e número de peito) e da Corridinha (camisa, número do peito para a criança e para o responsável) podem ser retirados nos dias 17 (quinta-feira) e 18 (sexta-feira), das 10h às 19h; e no dia 19 (sábado), de 10h às 14h, no Shopping Pátio Belém (3º andar - Praça da Visão, em frente ao Café Amorosa). Na ocasião da retirada dos kits, os atletas inscritos devem apresentar o comprovante de inscrição e o seu documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho). Para os inscritos na Corridinha, será obrigatório a apresentação dos documentos do responsável e da criança. Não haverá entrega de kits nos dias dos eventos, nem após a realização deste.
A entrega de kits para os atletas inscritos nas categorias especiais (Pessoas Com Deficiência e acima de 60 anos), acontecerá somente presencialmente, para o próprio inscrito, mediante assinatura de termo de responsabilidade no ato da entrega do kit, sendo vedada a entrega, sob qualquer hipótese, a terceiros, mesmo que esses sejam representantes legais do atleta inscrito, sendo proibida a doação, venda ou quaisquer outras negociações do kit para terceiros, sob pena de incorrer no disposto no art. 307 do cód. Penal - “o aludido dispositivo legal caracteriza como crime o ato de “atribuir-se ou atribuir a terceiro, falsa identidade para obter vantagem em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem”. Nesse caso, a falsidade não é documental, material ou mesmo ideológica. Trata-se de falsidade pessoal, consistindo em ludibriar outra pessoa acerca da própria identidade ou da identidade de terceiro).
Realizada pela TV Liberal desde 1982, a Corrida do Círio chega à sua 39ª edição. Deixou de ser executada apenas em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Neste ano, o evento será executado pela Área de Programação da emissora em parceria com a BIS
Entretenimento. A cronometragem e suporte técnico são da Chip Belém Cronometragem com o monitoramento da Federação Paraense de Atletismo e os apoios do SESI – Serviço Social da Indústria (Departamento Pará), SEJEL - Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, SEEL - Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, Salud Prime e Shopping Pátio Belém.
No balizamento do percurso, a Corrida do Círio vai contar com o apoio do Batalhão Águia da Policia Militar e do Comando Militar do Norte. Durante os 10K, cones farão a sinalização e equipes da Chip Belém Cronometragem estarão colaborando para a
Imagens de arquivo da Corrida do Círio. Divulgação.segurança de todos os atletas.
“As provas dispõem da mesma estrutura das principais competições de rua do Brasil. A TV Liberal vai distribuir mais de R$ 24 mil em premiações, entre os primeiros colocados masculino e feminino, nas categorias elite geral, melhor paraense, cadeirantes, pessoa com deficiência visual, pessoa com deficiência físico/mental e fantasia, todos da corrida de 10k. O resultado oficial da prova estará disponível no site www.corridadocirio.com.br, a partir da segunda-feira (21/10)”, completa Cristina Duarte, gerente de Marketing da Rede Liberal. Os primeiros colocados nas categorias geral 5k, pelotão militar, academias e equipe de corrida receberão troféus. Este ano, a Caminhada do Círio chega à sua 13ª edição.
A edição 2024 da Corrida do Círio tem como patrocinador a Resolve Energia Solar. “A Corrida do Círio é a maior prova de rua da Amazônia. As marcas reconhecem isso e investem no poder de comunicação desse projeto comercial, que dialoga e conecta as pessoas através do esporte e da fé, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico da nossa região, em um período muito especial para o povo paraense, que é o Círio”, ressalta Rodrigo Lopes, diretor de Negócios da Rede Liberal.
Mais sobre a Rede Liberal
Afiliada Rede Globo no Pará, a TV Liberal tem sede em Belém. Cobre 82 municípios paraenses por meio da Rede Liberal, com emissoras nas cidades de Altamira, Castanhal, Marabá, Paragominas, Parauapebas e Redenção. Juntas, dialogam com mais de 6 milhões de telespectadores potenciais.
Fundada há 48 anos pelo empresário e jornalista Rômulo Maiorana, a TV Liberal abrange um estado de oportunidades e coleciona, ao longo da história, contribuições para a comunicação e a mídia da Amazônia.
Comments