top of page

Cúpula de ação Global Citizen NOW: Amazônia acontece nesta quinta-feira (24), em Belém

O Global Citizen NOW, cúpula que impulsiona ações para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo, será realizado em Belém, na próxima quinta-feira (24), como parte da campanha de um ano para proteger a Amazônia, amplificando as vozes das comunidades locais e indígenas da Amazônia para o mundo, antes do Global Citizen Festival: Amazônia, que acontecerá em 1º de novembro.

Organizado pela Global Citizen, a principal organização internacional de defesa de direitos em uma missão para acabar com a pobreza extrema, o Global Citizen NOW: Amazônia destacará soluções locais e fará apelos urgentes à ação para proteger a floresta tropical e apoiar as comunidades da linha de frente, a fim de moldar os resultados da Cúpula do Clima da ONU (COP30), que ocorrerá em novembro.

 

O governador Helder Barbalho será um dos líderes da Amazônia presentes no evento.
O governador Helder Barbalho será um dos líderes da Amazônia presentes no evento.

O evento será realizado na Estação das Docas, poucos meses antes da COP30 - que levará o mundo para a Amazônia. O programa de um dia terá três prioridades urgentes:

- Mobilizar novos investimentos para proteger e restaurar a Amazônia - incluindo o apoio aos direitos indígenas à terra e o reconhecimento formal dos territórios tradicionais;

- Garantir compromissos mais fortes para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis e expandir a energia renovável - com ênfase em uma transição justa que proteja os trabalhadores e as comunidades;

- Entregar o financiamento climático de países e setores de alta emissão - para ajudar as comunidades vulneráveis a desenvolverem resiliência e se adaptar à aceleração dos impactos climáticos.

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é outra convidada do evento em Belém
A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, é outra convidada do evento em Belém

O Global Citizen NOW será apresentado pela jornalista Luiza Zveiter e pelo ativista indígena José Kaeté, e reunirá uma poderosa coalizão de líderes de toda a Bacia Amazônica, incluindo Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Brasil; Helder Barbalho, Governador do Estado do Pará; Célia Xakriabá, deputada federal, ativista indígena e Co-fundadora da ANMIGA; líderes indígenas e da sociedade civil, como Helena Gualinga, defensora dos direitos dos povos indígenas; Juma Xipaia, Cacica da Aldeia Kaarimã T.I. Xipaya, Fundadora do Instituto Juma e Produtora do Filme YANUNI; Toya Manchineri, Coordenador Geral, COIAB; Angela Mendes, Presidente, Comitê Chico Mendes; especialistas em políticas, incluindo Ilona Szabó, Cofundadora e Presidente do Instituto Igarapé; Marcio Astrini, Secretário Executivo, Observatório do Clima ; Natalie Unterstell, Presidente, Instituto Talanoa; Gabriella Dorlhiac, Diretora Executiva, ICC Brasil; e Marcelo Thomé da Silva de Almeida, Presidente, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia.

Toda a programação será conduzida em português, espanhol e inglês, com tradução simultânea. As sessões serão filmadas e distribuídas globalmente para ampliar as vozes dos líderes amazônicos e conectar as prioridades locais aos tomadores de decisão internacionais antes da COP30.

Global Citizen NOW: Amazônia é patrocinado pelo Banco do Brasil, em colaboração com a Re:wild, com os parceiros políticos Bezos Earth Fund e Open Society Foundations, produzido pela Gael Productions. 

Global Citizen NOW: Amazônia dá continuidade à crescente presença global da cúpula de ação após a quarta edição em Nova York e os primeiros eventos realizados fora dos EUA em Melbourne, Austrália, Rio de Janeiro, Brasil e Paris, França, em 2024. Este ano, a série de cúpulas expandirá ainda mais sua presença global e irá para Detroit, EUA; Sevilha, Espanha e Joanesburgo, África do Sul — reunindo líderes e defensores de todo o mundo para promover ações significativas para acabar com a pobreza extrema.

Para obter mais informações, acesse: globalcitizen.org/now/amazonia.

 
 
 

Comentários


bottom of page