Dança em cadeira de rodas do Pará é destaque em festival da Funarte

Selecionada no Edital Dança Acessível da Fundação Nacional de Artes (Funarte), a Cia. Independente de Dança em Cadeira de Rodas Do Nosso Jeito estreia na 2ª edição do Festival Acessibilidança Virtual com o espetáculo “Acesso Concedido”, na próxima quarta-feira, 15, às 20h. A exibição é online e gratuita.

Para a diretora artística e idealizadora do espetáculo, Thays Reis, a montagem aborda a quebra de barreiras dos espaços físicos e, principalmente, das atitudes das pessoas. “É sobre olhar de igual para igual para as pessoas com deficiência, sobre como esses bailarinos têm potencial de ser eficientes na dança e no meio artístico”, acrescenta.


Com produção executiva da Folhetim Produções Culturais, o espetáculo tem duração de 45 minutos e foi inteiramente gravado nas instalações da Fundação Curro Velho, em Belém, durante o auge da pandemia do coronavírus, em 2021, o que exigiu cuidados redobrados da equipe de 35 pessoas, composta por artistas, produtores, técnicos e operadores.

Neste espetáculo inédito, de acordo com a diretora artística Thays Reis, são usadas técnicas e tecnologias assistivas que permitem os bailarinos com mobilidade reduzida a atingirem novas possibilidades de movimento e expressão através da dança.


Acompanhe a estreia do espetáculo no dia 15, a partir das 20h, no canal da Funarte no YouTube:


https://www.youtube.com/watch?v=kI7xvnCFVr4


CIA DO NOSSO JEITO


A Cia Do Nosso Jeito está em atividade desde 2010 e é, atualmente, composta por 17 pessoas, sendo dois gestores e 15 bailarinos, dos quais 10 são usuários de cadeiras de rodas. Nos últimos 20 anos, acumula diversos prêmios nacionais e internacionais, com destaque para a Copa dos Continentes, em São Petersburgo, Rússia, onde conquistou o segundo lugar, em 2019, e o Campeonato Mundial de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, em Génova, Itália, onde conseguiu sete troféus de segundo e terceiro lugares, em 2021.

Fotos: Jefferson Mota

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square