Degustação harmonizada com vinhos da vinícola-boutique La Grande Bellezza, concebida pela sommelière Ana Luna Lopes, apimenta a programação do Âmbar, em Belém
- blognewschristian
- 3 de set.
- 4 min de leitura
Vinícola-boutique situada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, La Grande Bellezza vai organizar degustação harmonizada, em soft opening, no Âmbar Bistrô e Eventos, em Belém, unindo gastronomia sazonal, vinhos de alto padrão e experiência wellness nesta sexta-feira (5/9), às 19h, com curadoria da sommelière Ana Luna Lopes, embaixadora da vinícola no Pará e também responsável pelo cardápio e carta da casa.

A ser inaugurado em setembro, o Âmbar se localiza na Casa do Sol, na Praça da República, oferecendo culinária tanto sazonal quanto autoral regida pelos ciclos da natureza, com foco no uso de alimentos da estação e aproveitamento integral dos insumos, com reciclagem e compostagem 100% dos resíduos. Soma-se a isso a proposta de valorização de pequenos produtores locais, com ingredientes de origem rastreável, e a carta de vinhos plural composta por rótulos do Brasil e do mundo, além do destaque para a programação de eventos que procura integrar gastronomia e bem-estar, tendência que insere experiência e qualidade de vida como pilares do novo luxo, dentre ativações corporativas que podem incluir até sessões de Yoga e Pilates seguidas de refeições.

Formada pela AIS (Itália), com mais de 20 de estrada e forte ligação com a gastronomia regional do Pará, Ana Luna Lopes atuou por mais de 15 anos na Europa e hoje comanda a cozinha da Casa de Luna, no Centro Histórico de Belém, e a Cozinha de Mercado, imersão na culinária regional do emblemático Ver-o-Peso, também na capital paraense.. Sua curadoria especializada em vinhos nacionais a levou ao Vinho Nômade, projeto que promove vivências gastronômicas em lugares inesperados da Amazônia, como a Ilha de Combu, Algodoal, Ilha das Onças, Fortalezinha e Canoa Quebrada, no Ceará, e à parceria firme com o chef Saulo Jennings, da Casa do Saulo, na qual é a sommelière responsável pela carta de vinhos de todos os restaurantes e hotéis do grupo.

Está criada, portanto, a atmosfera perfeita para essa experiência gastronômica singular que traz o Âmbar como cenário ideal para o encontro do talento de Ana Luna Lopes com a qualidade dos vinhos de La Grande Bellezza, produzidos de forma artesanal e em sintonia com o respeito às características da uva, que fazem da vinícola um novo expoente da enogastronomia em convergência com os preceitos do bem-estar que regem atualmente o comportamento global.
Serviço
Casa do Sol
Rua Oswaldo Cruz, 207 – Campina
Praça da República – Belém/PA
@casadosolbelem
@acasada_luna
R.S.V.P.: (91) 99110-9809 Ana Luna
Sobre La Grande Bellezza
Paixão é o que define a recente, mas impactante trajetória de La Grande Bellezza, vinícola-boutique situada em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, antigo distrito de Bento Gonçalves hoje independente, que conta com um terroir de excelente qualidade reconhecido mundialmente. O amor pela enogastronomia levou Cristiana Petriz e o marido a apostarem na produção artesanal de vinhos na bela propriedade de seis hectares adquirida inicialmente para ser uma pousada, mas que, com sua geografia que lembra a Toscana, acabou aguçando outra obsessão dos dois – o cinema, cuja obra-prima do diretor italiano Paolo Sorrentino “A Grande Beleza”, Oscar de ‘Melhor Filme Internacional’ de 2014, dá nome à empresa especializada na produção de vinhos de alta qualidade. Desde 2017, os dois se dedicam a subverter padrões, apostando nas características únicas da região situada em terras elevadas, a 700 metros de altitude no planalto da Serra Geral, de enorme amplitude térmica, com dias muito quentes e noites bem frias que proporcionam as condições geológicas e climáticas ideais neste terreno muito antigo de lava basáltica, para que sejam concebidos rótulos de excelentes cepas.

Contrariando o senso comum de que nesta parte do Brasil existe propensão a produzir somente bons espumantes, Cristiana – uma pesquisadora de doenças raras cuja tenacidade se compara com o percurso de mulheres fortes da História da Vinicultura, como Barbe-Nicole Clicquot Ponsardin (1777-1866) – investiu firme em estudos e hoje produz dezenove rótulos, entre espumantes, brancos, tintos, o único rosé de Grenache do Brasil e até vinho laranja, atualmente uma das cerejas do bolo de seu catálogo.
Não se trata de hedonismo, mas epicurismo. A busca com responsabilidade pelo desfrute da vida, que carrega no seu cerne o imenso respeito pela natureza, conduz o casal à frente da Villa La Grande Bellezza a levar às últimas consequências a produção em pequena escala de vinhos (que não costuma ultrapassa 3.000 unidades por item de corte ou varietal, mas excepcionalmente pode chegar a pouco mais de 5.000 garrafas, dependendo da safra) com uvas próprias dos seus vinhedos, assim como o protagonista do longa-metragem de Sorrentino, o escritor de um único best-seller Jep Gambardella (Toni Servillo), procura incessantemente o que seria a grande beleza da vida, razão pela qual se recusa a escrever nova obra enquanto não desvendar esse mistério autoimposto.
Um terroir de condições excepcionais com vinhos de imensa personalidade
A fratura e desintegração de rochas muito antigas é o segredo para as condições geológicas ímpares deste solo de excelente drenagem e capacidade de absorção em Pinto Bandeira: são pedregulhos de matriz argilo-silítica-arenosa cinza e avermelhada. Nas frações com maior presença de argila foram implantadas as variedades de Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Tannat e Ancellotta, enquanto nas frações com a maior presença de fragmentos de rocha assentaram-se o Cabernet Sauvignon, Chadornnay, Petit Verdot e Grenache.
De clima temperado, as condições climáticas da propriedade são favoráveis à produção de vinhos de boa coloração majoritariamente frutados, elegantes e de acidez equilibrada, resultantes da ótima equação solo-clima. Afinal, são períodos mais extensos de chuva nas épocas mais frias do ano alternando com períodos mais secos e quentes no verão, com precipitações esparsas e de maior volume. Contribuem ainda para a formação desse excelente microclima a boa exposição solar, consequência direta da altitude elevada, e os ventos constantes que impactam na amplitude térmica


















Comentários