top of page

Disputa pelo título "Miss Caipira da Diversidade" será nesta sexta-feira (28), em Belém

A edição 2024 do concurso que elegerá a "Miss Caipira da Diversidade" será realizada na nesta sexta-feira, 28. A disputa integra a programação do "Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia", promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP). As performances começam a partir das 19h, na Arena Dona Graça, no Centur. A entrada é gratuita.

A disputa pelo título de "Miss Caipira da Diversidade" envolve 50 candidatas vindas de diferentes regiões do Pará. Uma delas é Nathaly Vancarty, moradora de Soure, na região do Marajó. Para ela, o concurso representa uma grande oportunidade em sua vida. "Eu me sinto muito feliz por estar participando desse ano do concurso e por representar as pessoas que não conseguiram participar. É um sonho que eu tenho há muito tempo, mas nunca tinha vindo de miss, esse ano consegui o cargo e espero defender com unhas e dentes", conta.


Nathaly destaca ainda que as dificuldades que surgem até o dia do concurso são esquecidas no momento que a apresentação inicia. "As dificuldades são imensas, mas entrando em quadra a gente esquece todas elas e só quer saber de dançar, ser feliz, se divertir e dar o melhor para todos que estiverem lá assistindo", conclui.

A premiação do concurso soma R$ 3 mil. Serão premiadas as três primeiras colocadas que serão avaliadas e classificadas segundo os critérios: conjunto, coreografia e traje. 


DISPUTA - Criada no ano de 2003 com o nome  "Miss Caipira Mix", a disputa mudou de nome vinte anos depois  passando a se chamar "Miss Caipira da Diversidade" em respeito aos artistas envolvidos. Quem conta é a diretora de interação cultural da FCP, Cláudia Pinheiro. "A palavra MIX foi escolhida por ser o termo utilizado naquele momento para falar sobre pessoas LGBT (na época), seguindo movimentos nacionais da época como a feira MIX que acontecia em São Paulo. Após ouvirmos a comunidade e sabermos sobre como preferiam a nomenclatura, o nome foi alterado", detalha.

De acordo com a diretora, "A iniciativa veio para possibilitar que pessoas LGBTQIAPN+, tenham  acesso, visibilidade e respeito além de oportunizar a expressividade dessas pessoas por meio da cultura popular", conclui.



PROGRAMAÇÃO - O concurso "Miss Caipira da Diversidade" integra a programação do "Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia” que seguirá até o dia 30 de junho. A programação completa pode ser conferida aqui.

Este ano, o Arraial de Todos os Santos homenageia Mestre Verequete, referência no carimbó, e Dona Graça, que por muitos anos participou do Concurso Estadual de Quadrilhas com sua quadrilha, a "Rainha da Juventude".

Uma das homenagens que os artistas recebem, este ano, é ver seus nomes nos espaços da programação do grande arraial. A Praça do Artista, um dos espaços do Centur, está com o nome "Palco Verequete". Já a Praça do Povo, onde ocorrem as apresentações, se tornou a "Arena Dona Graça".


Serviço:

Concurso Miss Caipira da Diversidade

Data: 28 de junhoHorário: a partir das 19h

Local: Arena Dona Graça (Praça do Povo)

Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré, Belém (Centur) 

Entrada Gratuita

Comentários


bottom of page