top of page

Documentário "Além da Estrada" aborda os impactos da expansão da soja no Oeste do Pará


Com o avanço da soja na região do Planalto santareno, localidade próxima ao município de Santarém na região oeste do Pará, agricultores familiares tem sentido o impacto do uso de agrotóxicos próximo as suas plantações, que tem ocasionado na diminuição da produção de alimentos saudáveis, na contaminação da água e transformado a paisagem.


O documentário "Além da Estrada", produção da Souza.DOC, retrata essa realidade e mergulha na vida e nas mudanças dessa região e de algumas comunidades que o cercam, na região do baixo Tapajós. O filme acompanha a jornada de agricultores locais que lutam para preservar seu modo de vida em meio à expansão do agronegócio.



Com direção de Rute Araújo e Victor Souza, o filme estreia nacionalmente no dia 14 de julho, gratuitamente, no site bombozila.com, e busca despertar os olhares para a transição da paisagem ao longo da estrada que atravessa essas comunidades.



A agricultura familiar está diretamente ligada a identidade cultural e histórica de um povo, em que conhecimentos são passados de geração para geração através do cuidado com a terra. A sua perda, em comunidades com as do Planalto santareno, gera impactos negativos para toda a sociedade, já que diminui a produção de alimentos saudáveis que abastecem as mesas de Santarém e cidades vizinhas, como também a perda de saberes tradicionais como remédios e plantas medicinais, importantes para a cultura desse povo.



Comentários


bottom of page