Documentário de Míriam Leitão sobre a Amazônia é premiado no Festival de Cinema de Alter do Chão

O documentário "Amazônia na Encruzilhada", da GloboNews, conduzido por Míriam Leitão, venceu, neste domingo, dia 20, na categoria Documentário Nacional no Festival Internacional de Cinema de Alter do Chão. No ano em que a sustentabilidade foi tema prioritário no debate eleitoral, a jornalista foi à Amazônia mostrar como a pecuária é indutora do desmatamento. A equipe da GloboNews esteve na cidade de São Félix do Xingu, no Pará, que emite mais gases de efeito estufa do que São Paulo, que tem a área de proteção ambiental e a terra indígena mais devastadas do Brasil e um dos maiores índices de homicídios impunes em disputa por terra no país.

Alinhada à pauta ESG da Globo, a reportagem especial também encontrou resistência nos pequenos agricultores e na floresta que luta sozinha para se autopreservar. “Nossa alegria, minha e de toda a equipe, é imensa. O Festival de Cinema de Alter do Chão é de lá da Amazônia, o que aumenta o valor do prêmio para nós. Jornalista é aquele que traz uma história. Trouxemos uma história. A equipe trabalhou intensamente, a gente começava o dia antes do sol nascer. O que ninguém sabe é que esta foi a minha comemoração secreta de 50 anos de jornalismo que completei este ano. O sucesso do “Amazônia na Encruzilhada” e esse prêmio foram os meus presentes de aniversário”, comemora Míriam Leitão.


Além de Míriam Leitão (apresentação e reportagem), a equipe da GloboNews - Cláudio Renato (produção e reportagem), Rafael Norton (direção, roteiro e edição), Rafael Quintão (imagens) e Jefferson Muros (áudio e iluminação) – percorreu as cidades de Belém e Marabá durante 10 dias.

O documentário “Amazônia na Encruzilhada” será reexibido no próximo domingo, dia 27, às 23h, na GloboNews.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square