top of page

Documentário destaca mulheres e realidades do ato de cozinhar na grande Belém

A pesquisadora, produtora cultural e escritora Auda Piani lança no próximo dia 1º de outubro, no Sesc Ver-o-Peso, às 19h, "Cozinhando no Calor de Belém, antes da chuva", sua primeira direção. O documentário, de 20 minutos, foi viabilizado pelo Edital de Audiovisual para Curta Metragem da Lei Paulo Gustavo lançado pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel). 



Desde 1996, Auda pesquisa os saberes tradicionais a partir da aproximação com o trabalho dos mestres ceramistas de Icoaraci, o que a instigou a pesquisar os percursos que levam à transformação dessas tradições. 'A tradição é reinventada a partir da contemporaneidade. Os ceramistas me aproximaram das panelas de barro e eu me descobri também detentora de saberes tradicionais, mas na área do alimento", explicou Auda. 



A partir de 2012, ela inicia a pesquisa sobre saberes culinários e, em 2022, lançou o livro "Entre Panelas, Memórias e Sentidos", com receitas e histórias de suas vivências. Ao terminar o livro, ela notou que havia muitas fotos de alta qualidade e que contavam outras histórias. "Senti falta da fala das mulheres e me deu esse estalo e desejo de realizar o curta metragem. Tem muita coisa pra mostrar desses saberes e eu queria mostrar de forma diferente", explicou. 

No documentário, Auda mostra o dia a dia de 13 mulheres e as transformações que as afetam no cotidiano e como isso se expressa no cozinhar. As personagens são cozinheiras, agricultoras, donas de restaurantes, pescadoras, donas de casa, de várias idades e moradoras das ilhas do Combu, Cotijuba e Outeiro. Também há depoimentos de vendedoras de comida nas barraquinhas nas ruas do comércio, região central de Belém. Auda buscou compreender como essas mulheres e a comida preparada por elas convivem com as mudanças de hábitos alimentares, com as mudanças climáticas, com a urbanização e  a indústria da comida, por exemplo.

"Cozinhando no calor de Belém, antes da chuva" parte da trajetória pessoal da autora que combina ativismo político-cultural, com experiência acadêmica e literária e profunda vivência culinária. As irmãs de Auda sempre cozinharam e venderam comida na porta de casa, já quando vieram morar em Icoaraci. "Trouxe só mulheres para compor o filme porque esse saber da cultura alimentar está muito ligado ao feminino. São as mulheres que cozinham para a família, para os doentes, para as pessoas em geral", destacou. 

Auda trabalhou como diretora de produção em vários projetos audiovisuais. Também acumulava a experiência em escrever roteiro. E agora, faz sua estreia na direção.



"Quando eu me vi com esse roteiro na mão, me veio a ideia de dirigir, e foi quando eu percebi o desafio que é passar uma ideia que está na sua cabeça, pra sua equipe. Tem que ter uma sensibilidade em relação às questões que envolvem o tema e isso a gente conseguiu. Pessoas que, de alguma forma, já tinham experiência com esse olhar mais sensível com a região, com os temas que envolvem essa relação com a Amazônia e com a experiência da linguagem cinematográfica", contou Auda.

A direção de fotografia é de Marcelo Rodrigues, com assistência de Simone Machado. A direção de produção é assinada por Patrícia Passos. Após a exibição do curta metragem "Cozinhando no calor de Belém, antes da chuva" haverá uma conversa com a diretora. O filme também será exibido para as comunidades das ilhas do Combu, Cotijuba e Outeiro.


Serviço

Lançamento do documentário "Cozinhando no calor de Belém, antes da chuva" 

Dia: 1o de outubro

Local : Sesc Ver-o-Peso (Av Boulevard Castilho França, 522/523 - Campina

Horário: 19h

Mais informações à imprensa:

Comments


bottom of page