top of page

Dr. Drauzilo Varella lança documentário sobre os desafios da saúde em comunidades remotas do Pará

Dr. Drauzilo Varella lança documentário sobre os desafios da saúde em comunidades remotas do Pará Médico acompanhou uma das expedições realizadas pela ONG Zoé, com o apoio da Alliança Saúde, para atendimento de populações ribeirinhas

 

Como são realizados exames e cirurgias no meio da Amazônia? A curiosidade acerca dos desafios da saúde em comunidades remotas motivou a criação do documentário “Belterra: como é realizar cirurgias e exames no meio da Amazônia?”, lançado no dia 6/12, pelo Dr. Drauzio Varella, em seu canal no YouTube.




O filme, produzido pela Júpiter Conteúdo, reúne imagens de duas expedições, realizadas em junho de 2023, pela ONG Zoé, fundada em São Paulo, em 2019, com o propósito de levar saúde às populações ribeirinhas do Pará. Nessas expedições, no Hospital Municipal de Belterra e no Barco Hospital Papa Francisco, foram realizados mais de 1,2 mil atendimentos (consultas de ginecologia, pediatria, clínica geral, infectologia, dermatologia e oftalmologia, além de exames e cirurgias).

 

“Foi uma honra receber o Dr. Drauzio na nossa expedição. Ele pôde acompanhar o trabalho que a nossa ONG realiza com o apoio da Alliança Saúde - que tem desempenhado um papel crucial como fonte de recursos para viabilizar nossos projetos”, disse Dr. Marcelo Averbach, fundador da ONG Zoé.

 

Isabella Tanure, vice-presidente do Conselho de Administração da Alliança Saúde, explica que a região amazônica tem grande carência de cuidados relacionados à saúde.

 

“As populações ribeirinhas esperam por muito tempo para realizar exames e procedimentos relativamente simples e acessíveis nos grandes centros. Por isso ficamos muito felizes em apoiar, tanto as expedições quanto o documentário do Dr. Drauzio. Ele joga luz sobre os desafios e, dessa forma, pode contribuir para engajar mais pessoas na solução”, comentou.

 

"Tenho uma conexão profunda com a Amazônia, mas ainda não conhecia a região de Belterra. Por isso, quis acompanhar a expedição do ONG Zoé e ver de perto o atendimento que é oferecido e o impacto que cada expedição tem nos moradores”, contou Dr. Drauzio. Segundo o médico, todos precisam entender a importância de estabelecer políticas públicas que levam em consideração o atendimento de populações que moram em áreas isoladas, como os povos indígenas e não indígenas que vivem na floresta.

 

“Não são eles que precisam se deslocar por horas e dias de barco, enfrentando imensas dificuldades, incluindo financeiras. É a saúde que precisa chegar nesses lugares", conclui o médico.

bottom of page