Edição de outubro da “Varanda do Axé” homenageia a yabá Oxum

Sincretizada em alguns terreiros com Nossa Senhora de Nazaré, a yabá Oxum representa não apenas o sentimento materno através da fertilidade, como também o amor-próprio. E no próximo domingo, 16, a partir das 10h, a Casa Ogum Beira Mar e Mamãe Oxum oferece, na 42ª edição do Projeto Circular Campina Cidade Velha, uma ampla programação para devotos e curiosos das religiões afro-brasileiras.

No Brasil, o culto à yabá é herança das tradições herdadas pelo tráfico de pessoas escravizadas da África, que integraram suas práticas religiosas às indígenas e portuguesas, através do sincretismo. Na Umbanda e no Candomblé, Oxum representa a riqueza material e espiritual e a beleza exterior e interior, representada pelo espelho sempre à mão. “Queremos provocar a reflexão sobre a imagem que estamos refletindo no espelho de Oxum. Ao olhar a mim mesma, enxergo a beleza, o amor e a abundância que me permite transbordar aos outros? Ou estou presa apenas à vaidade e à futilidade egoísticas?”, pergunta Sâmia Batista, uma das promotoras do evento e integrante do espaço.


A casa abre as portas aos circulantes a partir das 10h. Ao meio-dia, inicia a venda de sua já famosa feijoada completa. A programação segue com a abertura da exposição “Quizomba – Como nós nos enxergamos e como os outros nos enxergam” e bate-papo com a fotógrafa Ursula Bahia (14h). Há alguns anos pesquisando o sincretismo religioso, a fotojornalista apresenta cerca de 20 imagens em preto e branco captadas em diferentes terreiros. Em seguida, a DJ Jack Sainha repete o seu set especial inspirado nas sonoridades dos terreiros, com o set “Macumbarias sonoras” (15h). A programação fecha com o show do grupo Forró Encantado, que homenageia Oxum no ritmo do forró (16h30).

SERVIÇO:

VARANDA DO AXÉ - Homenagem a Oxum

Data/Hora: dia 16/10, das 10 às 18h

Endereço: Tv. Gurupá nº 18 - Cidade Velha

Informações (91) 98954-5313

Programação:

10h: Abertura da casa

12h: Venda de feijoada especial e bebidas

14h: Abertura da Exposição “Quizomba” e bate-papo com a fotógrafa Ursula Bahia

15h: Macumbarias sonoras com DJ Jack Sainha

16h30: Forró Encantando homenageia Oxum

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square