top of page

Empresária paraense conquista Prêmio Mulheres do Agro 2025


A engenheira agrônoma e empresária paraense Francisca Luciana Araújo Lisboa de Athayde conquistou o terceiro lugar no Prêmio Mulheres do Agro 2025, promovido pela Bayer. A cerimônia de entrega da premiação aconteceu dentro do 10º Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio, realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo. Luciana Athayde não conseguiu participar do evento, mas gravou um vídeo de agradecimento que foi transmitido no telão do congresso.


ree

A empresária é proprietária e uma das fundadoras do Sítio Agroecológico Tolú, localizado na zona rural de Igarapé-Açu (PA). Com práticas inovadoras de utilização de resíduos orgânicos das agroindústrias locais, o Sítio Agroecológico Tolú é uma unidade familiar de produção orgânica que se tornou referência em práticas sustentáveis na Amazônia. Transformando um pasto degradado em área produtiva e biodiversa, a engenheira agrônoma desenvolveu ali a técnica de compostagem laminar, que já reciclou cerca de 2,5 milhões de quilos de resíduos orgânicos do comércio local, contribuindo para a redução de custos de produção, a destinação adequada de resíduos e a descontaminação de solos e mananciais.


ree

Além do cultivo de frutas, café e cacau em sistema agroflorestal, Francisca destaca a produção de chocolates orgânicos, com planos de expansão para os mercados europeu e africano. A propriedade adota a agricultura regenerativa, o manejo de solo e água, e a diversificação de sistemas agroalimentares para combater a crise climática e promover a biodiversidade. Com o trabalho reconhecido nacionalmente e inúmeros prêmios ela acredita que o caminho mais seguro para a restauração do solo e da biodiversidade é investir em agroecossistemas ecológicos, reproduzindo o que a própria natureza aponta como saída.


ree

Ela também é ativista ambiental e co-fundadora do Instituto de Desenvolvimento Amazônia Sustentável (IDEASSU). Sua gestão no Sítio Tolú é marcada por decisões descentralizadas e um forte investimento no capital humano, oferecendo capacitação, plano de carreira, bonificações e um ambiente de trabalho inclusivo.

 
 
 

Comentários


bottom of page