O Arrastão do Círio 2024, realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem, será no dia 12 de outubro e promete mais uma vez transformar o centro histórico de Belém em um grande palco de música, cores, ritmos e muita alegria. O evento faz parte de uma das maiores festas religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré, e celebra a devoção conectando a cidade às suas raízes amazônicas.
O Arrastão do Círio 2024 tem criação e produção do Instituto Arraial do Pavulagem, patrocínio da Equatorial Pará e Natura, parceria com do Point do Açaí e Ferry Boat Amazonas. O evento conta ainda com apoio institucional da Prefeitura de Belém, Programa SEMEAR, Fundação Cultural do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará.
OS DIFERENCIAIS DO ARRASTÃO DO CÍRIO
O Arrastão do Círio se diferencia dos famosos Arrastões juninos por várias razões, incluindo ritmos e elementos que só aparecem nesta celebração.
Por exemplo: no lugar do Boi Pavulagem, o brinquedo protagonista é a Barca de Miriti (uma referência ao Círio Fluvial e à Rainha das Águas).
No cortejo de outubro, o Batalhão da Estrela toca outros ritmos tradicionais como Mazurca, Retumbão, Samba de Cacete e Rojão, que trazem uma sonoridade única ao Arrastão.
Outros elementos de miriti, típicos do Círio, adornam o cortejo, e instrumentos como Castanholas de taperebá, da cidade de Bragança, e Roque-Roque fazem alusão à natureza, criando uma atmosfera imersiva.
TRAJETO DO CORTEJO CELEBRA O CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM
A concentração começa às 9h na Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas (sentido Ver-o-Peso).
O cortejo segue pela Boulevard Castilhos França, passa pela 16 de novembro e finaliza na Praça Dom Pedro II, onde a banda Arraial do Pavulagem se apresentará ao lado de convidados especiais.
Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, que patrocina o Arraial do Pavulagem desde 2019, o Arrastão do Círio é um momento único que mostra a força da fé e da cultura paraense, por isso a distribuidora de energia é uma incentivadora dessa tradição que já é um marco no calendário da festividade.
"A Equatorial Pará acredita no poder que essa festa tem de proporcionar arte e alegria para todos. É música, cor e energia pelas ruas de Belém. Ficamos orgulhosos de acompanhar os frutos dessa parceria e o crescimento do cortejo do Círio que a cada ano atrai mais pessoas. A empresa é a maior patrocinadora de cultura do estado por cinco anos consecutivos e não poderia ficar de fora desse momento tão especial para os paraenses”, destaca Michelle.
"A Natura tem uma relação histórica com a Amazônia há mais de 20 anos. Desde então, criamos produtos, cadeias e inovações que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização do território. Também investimos na cultura da região há mais de 12 anos, através da plataforma Natura Musical”, explica Julia Ceschin, Gerente Sênior da Marca Natura e Marketing Estratégico Brasil.
"Temos muito orgulho de ter fomentado uma imensa diversidade de projetos na capital, no interior, de diversos gêneros e que reverenciam a história da região, mostram o frescor da produção cultural e projetam o futuro da Amazônia. Por isso, ao patrocinar ações dentro do Círio de Nazaré, como o Arrastão da Pavulagem, nós buscamos não só compreender as novas gerações por meio da música, mas também valorizar as manifestações de expressão nacional e a nossa identidade cultural brasileira", conta.
"A Fundação Cultural do Pará tem orgulho em novamente apoiar, por meio do Programa Semear, o Arrastão do Círio. O Governo do Pará entende que a cultura é um dos pilares para a construção de uma sociedade mais justa e democrática e faz parte da missão da Fundação estimular e viabilizar manifestações culturais como o cortejo do Batalhão das Estrelas que reúne música, teatro, dança e fé em um momento tão significativo para nós, paraenses, que é o Círio de Nazaré. Estamos felizes por fazer parte deste momento tão importante para a cena cultural de nosso Estado e ansiosos para ver o Batalhão nas ruas mais uma vez", declara o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.
A ‘ODE À AMAZÔNIA’ DO BATALHÃO DA ESTRELA
Antes mesmo de o cortejo iniciar, na concentração, alguns membros do Batalhão da Estrela realizarão uma encenação cênica intitulada "Ode à Amazônia", que trará uma homenagem à Rainha da Amazônia e um chamado à preservação da floresta.
João Guilherme, coordenador do Instituto Arraial do Pavulagem, destaca a importância dessa encenação:
"Podemos dizer que essa encenação, embora seja um rito de devoção à Rainha da Amazônia, extrapola os cânones da festa cristã, trazendo à cena a importância de manter a floresta em pé, não apenas como bioma, mas também a Amazônia dos mitos submersos em seus rios ou vogando nas florestas”, diz.
“Falamos de uma Amazônia onde o imaginário se mistura à realidade. Não estamos falando apenas da preservação da floresta, mas de sua cultura, seu imaginário, promovendo um encontro com nossas ancestralidades tanto indígenas quanto quilombolas", finaliza.
SERVIÇO: ARRASTÃO DO CÍRIO 2024
Data: 12/10/2024
Concentração: A partir das 9h na Boulevard Castilhos França com a Presidente Vargas
Início do cortejo: 11h
Trajeto: Boulevard Castilhos França – Praça Dom Pedo II
Chegada: Praça Dom Pedro II, com apresentação da banda Arraial do Pavulagem e convidados
Comments