Especialistas lançam podcast para dialogar sobre mulheridades na amazônia

Com o tema "O Lugar", foi ao ar o primeiro programa do podcast Diálogos de Mulheridades, apresentado pela antropóloga Izabela Jatene, 49, e pela defensora pública, Jeniffer Rodrigues, 40.


Trabalhar a comunicação como uma relação que envolva a fonte da informação, o receptor e, principalmente, permita uma interação entre as pessoas que debatem e refletem esse diálogo de Mulheridade, é a proposta dessas duas mulheres que acumulam uma trajetória de vida de referência em suas áreas de pesquisa e trabalho. Com mediação do comunicador Edney Martins, e música de abertura de autoria do ex-governador Simão Jatene, o podcast também foi lançado nesta data como uma homenagem a Belém do Pará, que celebra 406 anos de fundação nesta quarta-feira, 12 de janeiro, e já pode ser acessado e acompanhado no Spotify.


Professora da Universidade Federal do Pará, a antropóloga Izabela Jatene conta sobre como surgiu a ideia de criar essa ferramenta de comunicação. “Isso surgiu durante as conversas do dia a dia sobre mulheres. Pensamos em desenvolver o podcast, pois, além de trazer reflexões sobre esse conceito de mulheridade, vai abrir para receber as conexões de pessoas que moram na Amazônia, que vivem aqui, em outros lugares, mas que têm essa identidade com a questão do lugar da região, do nosso papel. De quem somos enquanto seres que vivem neste grande universo chamado Amazônia”, explica.

Diálogos de Mulheridades é apresentado por duas mulheres amazônidas que terá espaço para compartilhamento de conteúdo diverso e participações de profissionais que explorem o conhecimento sobre esse lugar, a Amazônia. “Mulheres sobre o lugar que vivem, sobre essa identidade, sobre este espaço que tem uma importância significativa. Quando falamos em Mulheridade, mulheres em gerações distintas, como é nesse encontro com a Jeniffer, e propondo essa reflexão para outras mulheres, outros homens, outras pessoas que podem se identificar com os temas que iremos abordar, gerar uma efervescência de conteúdo que nos permita ultrapassar as fronteiras de um pensar numa caixa relativamente quadrada, sem se propor a ir além dos conceitos antigos que todos nós temos. Trazemos essas reflexões unindo o olhar de uma defensora pública e de uma professora universitária, antropóloga que fala deste outro lugar, eu diria, que são conteúdos que se unem para extrapolar fronteiras, e na Amazônia, isso é muito significativo, nós pretendemos falar do nosso lugar, de onde nós estamos, das nossas identidades, da nossa enorme diversidade, dessa capacidade que nós mulheres amazônidas temos em perceber e estar no lugar com uma ambiência peculiar, que precisa ser entendida pelos que moram aqui e pelos que não vivem aqui”, pontua Izabela Jatene.

Mulheridade na Amazônia é o eixo transversal dos diálogos que serão conduzidos por Izabela Jatene e Jeniffer Rodrigues, um convite para quem quer se propor a pensar fora dessa caixinha que normalmente é posto para as mulheres, um podcast que você se identifica, reflete e interage. “É um lugar de reflexão, e cada vez mais precisamos ter espaços sobre questões que podemos nos questionar sobre verdades tão absolutas que fomos criadas, e dentro dessa sociedade que nos engessou durante muito tempo diante de papéis, diante de discussões na sexualidade, discussões nos nossos lugares e como devemos agir, da construção dessas mulheres que têm que se reinventar o tempo inteiro sem perder de vista a sua origem”, finaliza.

Defensora pública do estado do Pará, já tendo inclusive atuado como Defensora Pública Geral, Jeniffer Rodrigues relembra que ela e Izabela sempre tiveram vontade de realizar um trabalho juntas. “O podcast surge a partir e durante nossos encontros, diálogos e reflexões que normalmente temos e que agora o trabalho se concretiza em levar esses diálogos a incluir mais pessoas. E esse podcast falar de Mulheridade sob a perspectiva amazônica ele vem no contra fluxo desse movimento da globalização, padronização, justamente reforçando as identidades, não só a minha e a da Bel, como das outras mulheres que pretendemos e vamos trazer para ampliarmos cada vez mais esse nosso diálogo”, comemora.

Jeniffer Rodrigues afirma que a manutenção da diversidade é que enriquece a nossa região Amazônica e a torna única em reforçar cada vez mais as identidades plurais. “Mulheridade tem um sentido especial para nós duas, pois entendemos que nós temos idades e vivências, tanto na vida pública, política, acadêmica, pessoal, passamos por experiências e aprendizados que nos dão possibilidade de reverberar essas experiências através da nossa voz”.

Sobre o Diálogos de Mulheridades, Jeniffer pontua que vem somar na criação de identidades amazônicas. Para ela, a comunicação é uma relação onde não se deve só informar, transmitir a informação, pois a comunicação é dialógica. “Ela precisa de um receptor que também compreenda, assimile e deseje trazer a sua contribuição, só assim que a comunicação é concluída com êxito. E nós entendemos que a Voz, ela tem esse poder de transmitir a temperatura daquilo que você está dizendo. O sentimento que tem por trás, a emoção, e ela permite essa ideia de proximidade de acolhimento, a nossa intenção é que as pessoas que nos escutem se sintam ávidas também para falar conosco e se sintam confortáveis como se estivessem ali com a gente tomando um café e conversando sobre esses assuntos da vida humana no ambiente amazônico. Esperamos que o podcast seja bem recebido, que possamos também enriquecer ao longo desses meses o projeto com todo amor e carinho”, conclui a defensora pública.

Lançado hoje, o Diálogos de Mulheridades terá lançamento de programas quinzenais, e o fôlego das suas protagonistas está a todo vapor, com uma agenda de temas bastante contemporâneos já desenhada para o primeiro semestre, o que significa dizer que logo ouviremos mais sobre temas como família, presença, etarismo, amor, invisibilidade, e muitos outros, contando eventualmente com convidadas e convidados dessa dupla que está aberta e disposto a dialogar nas ondas do mais novo podcast da amazônia.

Serviço: Lançamento do podcast Diálogos de Mulheridades, com Izabela Jatene e Jeniffer Rodrigues.

Data: 11 de janeiro de 2022.

Acesse na plataforma do Spotify Diálogos de Mulheridade

Contatos pelo e-mail: dialogosmulheridades@gmail.com


Posts Em Destaque
Posts Recentes