top of page

Espetáculo gratuito de palhaçaria discute as relações de trabalho na Cabanagem

Um olhar da palhaçaria sobre as atuais condições do mercado de trabalho no Brasil. Na próxima sexta-feira (17), às 15  horas, na Usina da Paz da Cabanagem, o ator Wallace Horst dá vida ao Palhaço Fio Dental e estréia o solo "Classificados Urgente: procura-se um assistente", em apresentação gratuita voltada aos moradores do entorno e público em geral.

O espetáculo, uma produção da Cia. Circo Andiroba, fala sobre a desumanização, seja no emprego ou no desemprego, perante a sociedade e a necessidade de sobrevivência. Nascido de diversos números apresentados ao longo dos anos sobre entrevistas de emprego, utilizando a arte da palhaçaria, o espetáculo fala dos novos processos de se pensar o trabalho com o surgimento de termos como "pejotização" e "uberização", cada vez mais utilizados para falar das perdas de direitos trabalhistas.

"Há jogo, a brincadeira, é um espetáculo teatral de palhaçaria, mas também essa provocação e reflexão sobre as condições de trabalho e no quanto não temos pensado nisso", conta Wallace.



A apresentação será gratuita para garantir o acesso das pessoas, democratizar o acesso à arte e levar o público a pensar sobre essa relação. "Estar na Usina da Paz, um espaço de acolhimento da comunidade, onde temos formação cidadã e poder estar lá discutindo a nossa realidade de trabalho pode causar um debate interessante do papel do sujeito na sociedade", relata o ator.

Antes do espetáculo também será realizada a exibição do curta metragem "Boca Eu", produzido pelo artista durante a pandemia e contemplado com o edital emergencial Aldir Blanc, disponível nas redes sociais do Palhaço Fio Dental.



A apresentação contará com interpretação em libras e ao final será realizada uma roda de conversa com o artista e equipe técnica sobre o espetáculo e os interessados em saber mais sobre o processo de construção de um espetáculo teatral e o trabalho realizado por diversas pessoas até a construção final de uma peça de teatro.

O ARTISTA

Wallace Horst é licenciado em teatro pela UFPA e tem no currículo diversos trabalhos como iluminador, ator, cenógrafo e artista visual. Atualmente percorre diversos espaços da capital leval seu palhaço Fio Dental com o espetáculo solo Circo de Pulgas, além de pertencer ao grupo de teatro "Nós os Pernaltas".



SERVIÇO

Espetáculo "Classificados Urgente: procura-se um assistente", de Wallace Horst (Palhaço Fio Dental)

Dia 17 de maio, às 15h, na Usina da Paz da Cabanagem - Avenida Damasco, 37

Entrada gratuita

Informações: 91 98068 7306 - instagram.com/palhaço_fio_dental


FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Wallace Horst

Ator: Palhaço Fio Dental

Iluminação: Malu Rabelo

Cenografia: Jesus da Conceição / Wallace Horst

Sonoplastia: Educador Reis

Figurino: Nanan Falcão

Pinturas e adereços: Fernando Barrão

Captação de Vídeo: Akira Takatsuji

Intérprete libras: Elder Freitas Cunha

Fotos: Renan Rosário

Comentários


bottom of page