top of page

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2024

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) 2024 destinada aos alunos do 8º e 9º ano de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Com o apoio da Equatorial Pará, a competição visa engajar estudantes em atividades que promovam a eficiência energética e a sustentabilidade, além de incentivar a educação sobre o consumo consciente de energia. A expectativa é alcançar mais de 200 mil inscritos.

 



A edição de 2024 é organizada pela EDP Espírito Santo Distribuição de Energia, sob coordenação do Instituto Abradee, e viabilizada através dos recursos do Programa de Eficiência Energética gerido pela ANEEL. Vale destacar que as inscrições devem ser feitas pelos professores das escolas no endereço https://www.onee.org.br/.

 

Em agosto, começam as ativações educativas e, em outubro, os estudantes enfrentarão provas e dinâmicas, incluindo jogos voltados para a resolução de problemas relacionados à eficiência energética.

 

De acordo com Pricila Hinvait, analista da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, a Olimpíada é uma ferramenta educativa para que alunos e professores possam aprender mais sobre temas importantes relacionados à energia elétrica.

 

“A primeira edição foi um sucesso, inclusive com alunos premiados no Pará. Em 2024, vamos buscar incentivar ainda mais a participação das escolas para que possamos tornar o estado uma potência na competição. Para a Equatorial é fundamental o trabalho de conscientização das novas gerações para um futuro mais consciente e sustentável”, afirma Pricila.

 

Passo a passo:

 

Na primeira fase, os alunos participam de desafios em formato de games a serem resolvidos sobre o tema da Olimpíada. E na 2ª fase são propostas questões objetivas sobre o assunto que devem ser respondidas no aplicativo ou no site da ONEE.

 

O ONEE oferece curso de formação gratuito para estudantes e professores que participarem do evento. O curso possui três módulos que abordam os seguintes assuntos: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; uso seguro da energia elétrica e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

 

Premiação

 

Os participantes serão classificados e premiados com medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores de cada estado serão convidados para uma cerimônia especial em Brasília, na sede da ANEEL, prevista para acontecer em novembro. Além da distribuição de medalhas, está garantida a entrega de um notebook para os primeiros classificados de cada estado.

 

 

Cronograma:

 

•Inscrições: de 15 de julho a 04 de outubro

•Formação de professores: 22 de julho a 05 de outubro

•Provas e Desafios (FASE I e II): 07 a 12 de outubro

•Resultado: 25/10

•Evento de premiação: novembro

Comments


bottom of page