top of page

ExpoPará: cursos técnicos, palestras e torneio leiteiro integram programação em 2023



Cursos técnicos, palestras temáticas, torneio leiteiro e julgamento de cavalo mangalarga marchador são algumas das iniciativas da programação da ExpoPará 2023, que ocorre de 9 a 15 de outubro, em Belém. O Parque de Exposições, sede da Associação Rural da Pecuária do Pará (ARPP), continua sendo a sede do evento.



Com as atividades presenciais retomadas no ano passado, em 2022, a ARPP acumula mais de 70 anos de existência e vem trabalhando ações que possam oferecer informação e qualidade de vida.



“Vivemos um momento importante de discussão sobre a importância da pecuária enquanto atividade econômica para o nosso país. No Pará, temos o segundo maior rebanho do Brasil, então é preciso sensibilizar as pessoas sobre o nosso potencial, sobre essa vocação, mas também trabalhar uma mudança de mentalidade, adaptando a prática a um modelo sustentável, adotando o uso das boas práticas e um cuidado especial com o bem estar animal", afirmou o presidente da Associação, Fernando Augusto de Araújo Dacier Lobato.




Uma das atividades principais será o Torneio Leiteiro de Bubalinos, promovido pela Associação Paraense dos Criadores de Búfalos (APCB). A prova será de 10 a 13 de outubro e terá premiação dos melhores animais durante o leilão Rural Elite Raças, no dia 14. O leilão é a novidade da ARPP na ExpoPará de 2023, gerando mais um canal de negócios entre os produtores.O evento terá transmissão online direto do salão de eventos do Parque de Exposição.



Duas palestras importantes também marcam a programação: Saúde Intestinal de Ruminantes, com o técnico João Carvalho – Grupo Matsuda; A Importância da Nutrição na Qualidade do Leite de Búfala, com o técnico Fernando Carvalho – Grupo Matsuda. Já o curso de Cortes e Desossa de Ovinos, com o técnico Rodrigo da Rocca Doper, de Goiânia, é outra iniciativa em 2023, bem como o julgamento do cavalo Mangalarga Marchador e as e as provas de marcha, promovidos pelo Núcleo de Mangalarga Marchador da Amazônia nos dias 12, 13 e 14 de outubro.




Programação


Torneio Leiteiro de Búfalo


Dias 10, 11, 12 e 13/10 - Pesagem


Dia 14/10 - Resultado no Leilão Rural Elite, às 17h



Dia das Crianças – Inauguração Oficial do Programa Educativo Agro+ Perto. Uma parceria com a Secretaria de Estado de Articulação de Ananindeua e Marituba, das Usinas da Paz, vai possibilitar, ainda, a ida de um grupo de crianças em vulnerabilidade social para o evento.


Data: 12/10


Horário: 8h30 às 17h


Atividades: recreação, brinquedos, visita ao parque temático, ações de educação ambiental. Gratuito.






A ExpoPará 2023 é realizada pela Associação Rural da Pecuária do Pará, e conta com o patrocínio do Sistema Faepa, Senar, Fundepec e sindicatos. O evento conta também com a parceria da Associação dos Criadores de Guzerá da Amazônia, Núcleo dos Criadores de Mangalarga Machador da Amazônia, Associação dos Criadores de Búfalo do Pará, Equoterapia Reabilitar, Ministério da Agricultura e Pecuária, e as instituições de ensino Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Unama, Esamaz e Fibra.



ARPP: Um lugar de negócios


Alguns projetos são prioridade para a Associação e seguem promovendo bem-estar à sociedade em geral, como o núcleo de Equoterapia. Parceria realizada com a iniciativa privada, o projeto foi criado para atender crianças e adultos em situação especial. Para completar o ciclo de diálogo na região metropolitana de Belém, foi criado, ainda, o Programa Educativo, voltado ao atendimento de crianças e adolescentes em idade escolar.



“A melhor forma de combater a desinformação é a educação e a promoção do diálogo entre as pessoas, com a aproximação entre o setor produtivo e a academia - escolas e universidades. A proposta que trazemos hoje é essencialmente pedagógica e visa oferecer às crianças, jovens e adultos um momento de interação e aprendizado socioambiental com a natureza e com a vida no campo, sempre priorizando os princípios da sustentabilidade e o bem-estar animal”, declarou o vice-presidente da ARPP, José Luiz Almeida Filho.



O projeto exibe um formato de Parque Temático chamado “Fazendinha”, onde os alunos podem passear em uma área de 10 mil m², pensada e construída para receber visitantes, com passarelas de acessibilidade e segurança. No local, é possível participar da rotina e cuidados de cavalos, bovinos, ovinos, aves, abelhas e peixes, uma pequena amostra da pecuária produzida no estado do Pará.



“A curiosidade despertada pelos animais, principalmente em crianças e jovens, é nossa aliada no processo de aprendizagem sobre agronegócio, produção sustentável, sociedade rural, consciência ambiental, biologia, comportamento e bem-estar animal, entre outros assuntos que podem ser abordados”, acrescenta José Luiz.



Serviço

ExpoPará 2023, de 9 a 15 de outubro, no Parque de Exposições, em Belém - Av. João Paulo II, s/n – Castanheira. Horário de funcionamento, 8h às 20h. Informações no telefone (91) 32310339 ou no email nataliafmello@gmail.com

Коментарі


bottom of page