Exposição de Jóias e Acessórios de Moda é atração no Espaço São José Liberto

A coleção B’elém de Alfredo apresenta um repertório com 42 peças, sendo 21 jóias e 21 acessórios de moda tendo como matéria prima: madeira, latão, prata e pedras preciosas e o incremento de técnicas de ourivesaria artesanal. O repertório criativo foi construído a partir da estética do olhar do personagem Alfredo, do livro Belém do Grão -Pará” de Dalcídio Jurandir. Alfredo é o personagem central do livro, um garoto que veio do interior em busca de estudo na cidade grande. E é neste ambiente imaginário e real vivenciado por muitos paraenses em busca de novas trajetórias que José Leuan fez suas imersões criativas gerando formas e cores nos seus produtos de moda e jóias artesanais.



A exposição B’elém de Alfredo apresenta outras particularidades criativas além do acervo da Coleção de Joias e produtos de moda, o evento conta com 07 (sete) ilustrações de autoria da ilustradora Thalyne Chrystina, além de recortes de textos da própria obra de Dalcídio Jurandi.

Uma oportunidade rara para realizar uma imersão criativa na obra literária paraense a partir do encontro de três linguagens artísticas: a literatura, o design, e as artes visuais.

Com vistas a assegurar maior acessibilidade ao público, a Exposição de Jóias e Acessórios de Moda B’elém de Alfredo conta com QR Codes em todo o percurso expositivo e o visitante poderá escutar a narração dos trechos do livro inspirador que a mostra.

A Coleção exposta tem a curadoria da designer paraense Rosângela Gouvêa, também diretora criativa das Coleções de Joias de Nazaré do Programa Polo Joalheiro do Pará.

Para o designer José Leuan um dos objetivos da exposição é a valorização das obras deste renomado autor paraense, de grande relevância para a literatura e cultura do Pará. Pouco reconhecido, Dalcídio se destaca por ser um autor de raízes e origens ligadas ao Marajó, retrata em suas obras a cultura do homem amazônico demonstrando as sutilezas das relações entre as pessoas deste território caracterizando os olhares, andares e fazeres.

O projeto da coleção, exposição e do E- book também construído com recortes dos textos do livro, ilustrações, fotografias das peças é vencedor do edital em Designer e Moda da Lei Aldir Blanc|Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição é uma iniciativa apoiada pelo Governo do Estado do Pará, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (0S), gestora do ESJL.

Serviço: Exposição “B’elém de Alfredo - Jóias e Acessórios de Moda by José Leuan

Período: 17/06 a 04/07/2021

Local; Espaço São José Liberto|Salão de Exposição

Horário: terça-feira a sábado |10h às 18h


Horário: Domingo e Feriados: 10h ás 14h

Posts Em Destaque
Posts Recentes