top of page

Exposição mostra a beleza dos rios da Amazônia. Juruti e Alter no Chão estão no roteiro da expedição

Uma jornada pela Amazônia em comemoração aos 50 anos de carreira de Araquém Alcântara Com patrocínio da Alcoa, a exposição apresenta imagens icônicas do prestigiado fotógrafo A Vento Leste Editora, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com o patrocínio da Alcoa, tem a honra de convidar o Brasil e o mundo para embarcar em uma jornada pelos rios da Amazônia. Para celebrar as cinco décadas de carreira do renomado fotógrafo Araquém Alcântara, começa no próximo dia 7 de outubro a EXPEDIÇÃO AA 50 ANOS DE FOTOGRAFIA. A exposição percorrerá mais de 2 mil quilômetros por terra e pelos rios da Amazônia, partindo de Belém, em outubro. A expedição segue para Juruti (PA), navega até Santarém, Alter do Chão, e se encerrara em São Luís do Maranhão, em novembro. “O projeto é de proporções épicas e tem como objetivo levar a Amazônia para o mundo”, explica Monica Schalka, diretora da Vento Leste. Segundo ela, as imagens do fotógrafo Araquém Alcântara, premiado e reverenciado por sua habilidade excepcional de capturar a essência de nossa terra e de nossa gente, ganham uma nova vida ao serem exibidas em formato inédito: em um FLOTE – plataforma flutuante de alta tecnologia –, proporcionando uma experiência singular.



A EXPEDIÇÃO AA 50 ANOS DE FOTOGRAFIA é uma celebração da brasilidade, do pertencimento, da união, do respeito, do diálogo, da sustentabilidade, da integração, da acessibilidade, da conectividade e da reverência à natureza. É uma homenagem a um país vasto e diversificado, com cerca de 200 imagens capturadas por meio das lentes de um artista apaixonado por sua terra e por sua gente. “Sou fotógrafo viajante, jornalista, poeta, professor e intérprete do Brasil. Lutar com fotografias e palavras por uma nova ética, uma nova consciência planetária. A foto como síntese do dizer”, diz Araquém Alcântara. A movimentação da exposição pelos rios só é possível graças a um FLOTE idealizado pelo Atelier Marko Brajovic. Essa embarcação, desenvolvida exclusivamente para o projeto, reúne tecnologia de ponta, painéis de LED e uma estrutura especial para levar aos visitantes uma instigante experiência expositiva.



A composição do FLOTE é uma atração por si só. Uma embarcação anfíbia altamente sofisticada, produzida em polietileno de alta densidade, material resistente e reciclável, que suporta uma estrutura de metalon e 12 m² de tela LED. Além da exibição das fotografias, cuidadosamente selecionadas ao longo de dois anos em conjunto com Araquém Alcântara, a Vento Leste promoverá ações educativas, reforçando o caráter educacional que sempre permeou a carreira desse grande fotógrafo andarilho. A expedição destaca-se por ser abrangente, democrática e sustentável, permitindo que milhares de pessoas acompanhem, em tempo real, as fotos de Araquém Alcântara e as transmissões diárias que estarão disponíveis no site do projeto [www.araquem50expo.com]. Câmeras e sistemas de localização tipo GPS levarão a Amazônia para todos os cantos do planeta, inclusive com um mapa dinâmico e recursos que possibilitam a interação do público por meio das redes sociais.



Ao longo do percurso, mensagens de apoio para a natureza e para a floresta Amazônica poderão ser compartilhadas a partir de diferentes partes do mundo, assim como serem exibidas no painel instalado na balsa para criar uma conexão internacional e uma experiência única. O projeto recebe o patrocínio exclusivo da Alcoa, uma das maiores empresas de produção de alumina e alumínio do mundo. Além disso, conta com o apoio institucional do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds) e apoio cultural da Estação das Docas, do Pará; foi produzido pela Hybrida.



Programação: EXPEDIÇÃO AA 50 ANOS DE FOTOGRAFIA


Início: Belém – Exposição entre os dias 07 e 09/10 (Estação das Docas, em frente ao anfiteatro São Pedro Nolasco)


Abertura oficial: Juruti (PA) – 16 a 19/10 (Pier da cidade e comunidades vizinhas)


Parada: Alter do Chão (PA) – 22 a 25/10 (CAT e Praia do Amor)


Encerramento: São Luiz do Maranhão (MA) – 01 a 10/11 (Praça Mauro Machado, Praça Litorânea e comunidades locais)


Lei Federal de Incentivo à Cultura Realização: Vento Leste Editora, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução

Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page