Fafá de Belém anuncia novidades da Varanda de Nazaré 2021

A Varanda de Nazaré em 2021 se espalha por Belém. De 6 a 10 de outubro haverá ações virtuais, ao vivo e presenciais, mantendo a tradição que há 11 anos vem se cumprindo: mostrar a cultura e a maior manifestação de fé do povo paraense para o resto do país e do mundo. Em 2020 as participações foram todas virtuais, mas este ano estarão em Belém, a escritora Djamila Ribeiro, a chef Katia Barbosa e a apresentadora esportiva Glenda Kozlowski, entre outras pessoas que irão vivenciar a atmosfera de fé e devoção do povo paraense. Outra novidade é que a Varanda de Nazaré se tornou apoiadora oficial do Círio de Nazaré.


“Isso nos enche de orgulho porque entendo que quando estamos todos juntos, tudo cresce mais. Estou aqui para somar e abrir portas. E essa parceria oficial chega abrindo esse calendário com abraço de fé, de forma agregadora e inclusiva, diversa. Em 2021, vamos manter a fé e mergulhar em nossa cultura, mas não dá para ter as procissões nas ruas, vamos ter que esperar mais um pouco, e ano que vem o Círio número 230 terá multidão na rua, com todo mundo vacinado”, diz Fafá de Belém.



Fafá criou a Varanda de Nazaré em 2011, com a missão de levar a todos os brasileiros a real dimensão do Círio de Nazaré, um dos mais belos rituais de fé da história da humanidade. Ao longo dos anos, a Varanda de Nazaré já recebeu mais de 300 convidados, entre fotógrafos, artistas, cineastas, jornalistas, escritores e arquitetos que vieram a Belém para uma imersão no Círio de Nazaré.


“O Círio de Nazaré é o Natal paraense e eu só tenho a agradecer nossa Senhora de Nazaré por ter me autorizado estar nessa varanda por esse tempo todo. O objetivo da Varanda, de trazer luz para Belém, para cultura paraense e para o espetáculo de fé do Círio de Nazaré, sempre foi alcançado e a gente vem crescendo em tudo. A cada ano vamos agregando mais o empreendedorismo e o talento dos nossos artistas”, diz a artista, uma das grandes embaixadoras da cultura paraense.


Homenagem à música de Paulo André e Ruy Barata


A Varanda de Nazaré 2021 também terá momentos presenciais, iniciando nesta quarta, 6, e quinta, 7, com o show “Foi Assim: a música de Paulo André e Ruy Barata”, uma emoção a mais para Fafá de Belém. Serão duas noites presenciais no Theatro da Paz, tomando todas as medidas de precaução contra a Covid. “Voltar a fazer o Theatro da Paz é forte e emocionante,


principalmente por ser um show dedicado a dois grandes músicos da cultura paraense”, comenta. Será o primeiro show presencial da cantora desde o início da pandemia. Fafá pretende brindar o público com um repertório selecionado com muito carinho.


"A obra de Paulo André e Ruy Barata é gigantesca. Eles são os autores paraenses mais frequentes na minha obra. Quando explodiu ‘Foi Assim’, meu primeiro sucesso romântico, e virou um hino, fomos ficando cada vez mais próximos. De lá pra tem muita coisa que já aconteceu. Estou muito emocionada, porque a minha história na música se mistura com a deles".


O show será um mergulho na obra de Paulo André e Ruy Barata, mas a cantora também trará no repertório músicas de outros compositores paraenses. No palco, com ela, os músicos paraenses Luiz Pardal - bandolim, harmônica, teclados, direção; Jonas Dantas - piano; Jacinto Kahwage - teclado; Márcio Jardim - bateria e percussão; Adelbert Carneiro - baixo e Davi Amorim - guitarra.


O show conta com a participação de Bob Freitas, que trará uma memória de 47 anos da estreia de “Todo dia é dia D'', o primeiro show que Fafá fez junto com Paulo André e do qual Bob Freitas também participou. O ano foi 1974. Após isso, Fafá despontaria para o estrelato e ficaria conhecida internacionalmente. Além deles também estava na banda, o guitarrista Bob Freitas, que integrava a banda como guitarrista e do maestro Álvaro Ribeiro. Os shows foram apresentados na Assembleia Paraense, Pará Clube e Teatro São Cristóvão, em Belém.


Sarau e Rito de Fé


No dia 8, será a realização do Sarau da Varanda que este ano vai homenagear Cláudio Rendeiro, o saudoso Epaminondas Gustavo, com transmissão ao vivo do Parque da Residência. No sábado, dia 9, será transmitida a live Varanda Fluvial e, domingo, dia 10, a cantora encerra a programação com um Rito de Fé, transmitido direto do coreto do Parque da Residência, ao vivo.


Fafá de Belém, embaixadora da Amazônia


A cantora também atua junto às questões sociais da Amazônia. Fafá é embaixadora da Unicef, região amazônica, por ações e serviços prestados à causa infantil e adolescente. Contra a exploração e prostituição de crianças. Este ano ela se tornou embaixadora da Missão Saúde no Marajó, do Pro Natura, que pretende levar, donativos e assistência médica às comunidades de Curralinho.


E é também, embaixadora da FAS - Fundação Amazônia Sustentável, que contribui para a conservação ambiental da Amazônia através da valorização da floresta em pé e da melhoria da qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associadas à implementação e disseminação do conhecimento sobre desenvolvimento sustentável.

Nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, é cantora, compositora e atriz brasileira. Ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. A cantora completou, em 2020, 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, é cantora, compositora e atriz brasileira. Ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. A cantora completou, em 2020, 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Nascida Maria de Fátima Palha de Figueiredo, em Belém, é cantora, compositora e atriz brasileira. Ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia",cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela Gabriela. A cantora completou,em 2020, 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Portugal. A cantora já gravou mais de 30 álbuns, entre CDs, DVDs e EPs, além de participações em coletâneas de sucesso e outros artistas.

PROGRAMAÇÃO VARANDA

Quarta – 6/10

21:00 – Show FafáCanta Ruy Barata - Teatro da Paz com Gravação

Quinta - 7/10

21:00 – Show Foi Assim - A música de Paulo André e Ruy Barata

Sexta – 8/10

20:30 - Sarau Parque da Residência -Transmissão Ao Vivo Youtube Varanda de Nazaré –

Homenagem à Epaminondas Gustavo, Cláudio Rendeiro

Sábado – 9/10

14h00 – Varanda Fluvial - Transmissão YouTube Varanda de Nazaré

21:00 – Espetáculo FafáPeregrina - Transmissão YouTube Varanda de Nazaré

Domingo – 10/10

10:30 - Rito de Féno coreto – Parque da Residência – Transmissão Ao Vivo You Tube Varanda

de Nazaré

Serviço

Varanda de Nazaré 2021. De 6 a 10 de outubro. PATROCÍNIO: Banpará, Equatorial Energia,

Magalu, G10 Favelas, Primor e Prefeitura de Belém. APOIO: Café Santa Clara Cervejaria

Cabôca, Sebrae - PA, Laboratório Paulo Azevedo, Floratta Água e Setur - PA.








Posts Em Destaque
Posts Recentes