Fafá de Belém apresenta espetáculo em homenagem à Língua Portuguesa

A língua portuguesa como território e o lar de 260 milhões de pessoas, de nove países, com diversidade multicultural e também musical. Assim, Fafá de Belém vai navegar pelo descobrimento de uma única pátria dividida por tantos milhões de pessoas que compartilham da palavra e da língua, o português. Nos dias 4 e 5 de Outubro, no Theatro da Paz, às 21h, Fafá de Belém e seu convidado especial, o maestro João Carlos Martins, apresentam o espetáculo inédito Luso Symphonia, em homenagem à língua portuguesa, cantando obras de Villa-Lobos, Cesária Évora e Amália Rodrigues.




A obra musical idealizada pela própria cantora traz para a semana do Círio de

Nazaré, uma verdadeira homenagem à história do Brasil, que neste ano comemora o bicentenário de sua Independência, mas também uma homenagem à língua portuguesa, e aos países que através da língua-pátria criam e recriam obras de imenso valor para a cultura mundial.


“Nada mais oportuno que falar do Brasil e da língua portuguesa nesse momento de celebrações por todo o país”, explica a cantora que recentemente participou de diversas homenagens ao bicentenário da Independência do Brasil.

Através da música e do canto, Fafá de Belém e João Carlos Martins conduzem o público a uma viagem musical pela sonoridade dos países de língua portuguesa, como Portugal, com seu Fado; Moçambique, Angola e Cabo Verde, através das Morras e o Brasil, através da obra de Villa Lobos.


Inspirada por Fernando Pessoa quando diz que “Minha pátria é a língua portuguesa”, Fafá de Belém pensou nesse espetáculo como forma de trazer para Belém o resultado da sua busca incessante em mergulhar pelos mares da língua portuguesa. A sua profunda relação com países como Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique não é novidade. Não é à toa que em julho de 2021, Fafá cantou o Hino Nacional durante a reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, tendo na plateia autoridades como o Presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Sousa, e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.



Essa também não é a primeira vez que Fafá se une ao maestro João Carlos

Martins. Em 2020, ao lado também do Padre Fábio de Melo, produziram a Live Círio Outra vez, para celebrar a primeira edição do círio virtual, durante a

pandemia. Desta vez, o João Carlos Martins estará pessoalmente em Belém,

participando do retorno do Círio de Nazaré às ruas da cidade.


“Tinha dado uma pausa na agenda de espetáculos para me dedicar inteiramente a esta edição da Varanda de Nazaré, no ano tão especial, de volta ao presencial, mas durante as homenagens do bicentenário, estive muito envolvida nessa agenda, e pensei o quanto seria importante trazer isso para Belém”, disse.

Sobre a Luso Symphonia

Fafá de Belém apresenta espetáculo musical a Luso Symphonia nos dias 4 e 5 de Outubro às 21h no Theatro da Paz. Ingressos à venda a partir de 14 de

Setembro, na Bilheteria do Theatro da Paz.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square