Fecant é o único festival brasileiro concorrendo no Iberian Festival Awards 2022


O Festival Canção da Transamazônica (Fecant) concorre na categoria de "Melhor Festival Lusófono e Hispânico" do Iberian Festival Awards 2022, prêmio internacional de festivais de Portugal, da Espanha e dos países de línguas portuguesa e espanhola. A premiação será no próximo dia 26 de março, em Lisboa.


Há sete edições o festival paraense promove o concurso nacional de composições inéditas na cidade de Altamira, Região do Xingu. O Fecant consolidou-se como espaço de valorização dos artistas e da cultura da Transamazônica e da interação destes com músicos e compositores com o restante do país.


“A cada edição, o Fecant oferece oficinas de aperfeiçoamento técnico, geramos oportunidades de trabalho, atraímos turistas e proporcionamos o maior evento cultural da cidade”, observa a idealizadora e realizadora do Fecant, a cantora e produtora cultural altamirense Joelma Klaudia.



Com o patrocínio da Norte Energia e da Lei Semear, o festival paraense foi fortalecido e expandido. Desde a 5a edição, em 2019, o evento passou a ter regularidade anual e se tornou um dos principais do estado do Pará, inclusive, a cada edição amplia a distribuição de prêmios em dinheiro e proporciona shows de artistas nacionais, como Fafá de Belém e Vanessa da Mata.


Nem a pandemia pela Covid-19 interrompeu a realização do Fecant, como ocorreu com outros festivais de música pelo Brasil. Em 2020, o Fecant foi adaptado à realidade das lives, e, em 2021, ganhou duas edições, sendo uma exclusiva para artistas de Altamira, em formato on-line, em julho, e outra (7a edição), em formato híbrido, com etapas regional e nacional, que teve a distribuição de R$ 56 mil em prêmios.


Além disso, o Fecant ganhou mais uma modalidade competitiva nas edições do ano passado: o Fecant Kids, que passou a premiar os melhores intérpretes de Altamira com idade até 17 anos, gerando uma competição com torcida por bairros e com o envolvimento das famílias.


Internacional


“O mais importante é o reconhecimento da cultura da Transamazônica em um evento internacional tão importante. Somos um festival do interior do Pará, da região Norte e da Amazônia, que vem consolidando espaço na cena nacional e internacional. Estaremos lá em Portugal, representando a Transamazônica na premiação”, comemora Joelma Klaudia.


Na primeira fase do Iberian Festival Awards, o público elegeu, em votação na internet, os dez festivais favoritos em 20 categorias. O Fecant foi o único evento brasileiro que entrou para o Top 10 do Iberian Festival Awards 2022 dentre todas as categorias.


FOTO>Jaime Souzza/ Mareé

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square