top of page

Ferrugem celebra uma década de carreira com disco ao vivo

Celebrar uma década de estrada ao lado de quem o ajudou a escrever esta história. É esse o objetivo de “Ferrugem 10 Anos Vol. 1: O Início”, álbum ao vivo comemorativo, que chega a todos os aplicativos de música às 21h desta quinta-feira (18). Trata-se da parte um do show que foi gravado em São Paulo, em celebração à carreira do cantor. São 15 canções ao vivo neste primeiro volume, que contou com a participação de diversos artistas que fizeram e fazem parte da trajetória artística do artista carioca. 



Um exemplo é “Apaguei Pra Todos”, single e carro-chefe do disco, em parceria com Sorriso Maroto. A colaboração ganha videoclipe também às 21h desta quinta-feira. No dia seguinte (19), ao meio-dia, o bloco de músicas será todo lançado em formato audiovisual pelo canal do músico no YouTube.


O projeto foi captado na Vibra São Paulo, considerada a maior casa de shows da América Latina, em janeiro de 2024. 


CELEBRAÇÃO ENTRE AMIGOS

Mari Fernandez, Mumuzinho, Turma do Pagode e Puro Clima também estão entre os artistas que subiram ao palco para celebrar com Ferrugem e brilham nesta primeira parte do registro. 


“Casa cheia, a cabeça à mil, coração também… A noite do dia 31 de janeiro, quando gravamos esse álbum ao vivo, foi mega especial”, relembra o cantor natural de Campo Grande, zona oeste carioca. “Eu colaboro com artistas incríveis desde o meu primeiro disco. Então é claro que a festa dos dez anos de estrada ia ser assim, lotada de parceiros de música e de vida”. 



Ele conta ainda que dividiu o palco com muita gente boa durante esses dez anos de estrada. “O Mumuzinho e os caras do Sorriso Maroto, por exemplo, eu diria que estiveram comigo nessa história linda que tenho na música, sabe? Então eles não podiam faltar nesse show”, celebra. 


REPERTÓRIO ESPECIAL

A tracklist de “Ferrugem 10 Anos Vol. 1: O Início” passeia por hits anteriores do cantor, passando por músicas importantes do seu catálogo. Traz, ainda, faixas inéditas que foram pensadas especialmente para o show comemorativo. É o caso de “Apaguei Pra Todos”, que lidera a promoção do projeto, e “Me Bloqueia” – lançada como single em fevereiro, atualmente figurando no Top 150 da parada de sucessos do Spotify. 


“Assim como ‘Me Bloqueia’, meu single anterior, ‘Apaguei pra Todos’ meio que brinca com essa ideia de amor e relacionamentos na era digital. Acho um barato explorar essa possibilidade e sinto que muita gente vai se identificar com a sofrência desta letra”, explica. 


“Me Enganei” é outra canção gravada na voz de Ferrugem especialmente para este projeto. Originalmente do grupo de pagode paulistano Puro Clima, a faixa agradou tanto o cantor que ele resolveu convidar a banda para gravá-la com ele, no palco. “Bagaceira” é outra inédita, aqui cantada ao lado da Turma da Pagode (também presente no medley dos sucessos “Bota a Cara” e “Tristinha”). 



Os músicos do Sorriso Maroto também dividem o microfone com Ferrugem nas regravações de “Pra Você Acreditar” e “Meu Bem”. Por sua vez, Mumuzinho empresta seus vocais a “Eu sou feliz assim” e Mari Fernandes faz dueto com o anfitrião da noite em “Eu Juro”. 


“A rapaziada do Puro Clima e a Mari Fernandez são vozes que eu admiro demais. Fiz questão de trazê-los pro palco comigo porque desejo, de coração, que eles estejam presentes nos próximos dez, vinte, trinta anos de estrada…”, festeja o carioca.


Não ficam de fora  os sucessos do último álbum de estúdio do cantor, chamado “Interessante”, incluindo a faixa-título e os singles “Todo Amor do Mundo” e “Me Perdoa”. O megahit “Atrasadinha” também faz parte do repertório, além de dois medleys especiais: “Nossa Vida Parou/Você e Eu” e “Eu Não Sou de Me Entregar/Tá na Cara/Sinto Sua Falta”, que reúnem faixas adoradas pelos fãs. 


SUCESSO E PÉ NA ESTRADA

Disponibilizada no dia 8 de abril, a campanha de pre-save de “Ferrugem 10 Anos Vol. 1: O Início” já sinaliza o estrondoso sucesso do projeto. O artista arrecadou mais de 30 mil pré-salvamentos nas plataformas digitais, estabelecendo um novo recorde, com o maior número de pre-saves de qualquer lançamento de pagode na história. 


A ferramenta de pre-save é oferecida pelas gravadoras para que usuários possam receber lançamentos musicais automaticamente em sua biblioteca, assim que estiverem no ar. Ou seja, mais de 30 mil pessoas já garantiram a presença do disco em suas bibliotecas e plataformas de preferência.



E as novidades não param por aí: além de ouvirem muito as 15 faixas do novo registro ao vivo, fãs também poderão prestigiar esse repertório pessoalmente. A turnê “Ferrugem 10 Anos” tem sua abertura marcada para este sábado (20), em Salvador, no Armazém Convention. “Vamos estrear o show desse projeto na capital baiana, cidade que faz parte da minha história, sempre me abraçou e acolheu. Para uma apresentação que celebra minha trajetória, é o local de estreia perfeito!”, ele divide. 


TRACKLIST: “FERRUGEM 10 ANOS VOL. 1: O INÍCIO”

1. Interessante (ao vivo)

2. Todo Amor do Mundo (Ao Vivo) 

3. Me Perdoa (Ao Vivo) 

4. Atrasadinha (Ao Vivo) 

5. Apaguei Pra Todos (Ao Vivo) feat. Sorriso Maroto

6. Pra Você Acreditar (Ao Vivo) feat. Sorriso Maroto

7. Meu Bem (Ao Vivo) feat. Sorriso Maroto

8. Me Bloqueia (Ao Vivo) 

9. Eu Juro (Ao Vivo) feat. Mari Fernandez 

10. Nossa Vida Parou / Você e Eu (Ao Vivo) 

11. Eu Não Sou de Me Entregar /Tá na Cara / Sinto Sua Falta (Ao Vivo) 

12. Me Enganei (Ao Vivo) feat. Puro Clima

13. Bagaceira (Ao Vivo) feat. Turma do Pagode

14. Tristinha / Bota a Cara (Ao Vivo) feat. Turma do Pagode

15. Eu Sou Feliz Assim (Ao Vivo) feat. Mumuzinho


FICHA TÉCNICA: “FERRUGEM 10 ANOS VOL. 1: O INÍCIO”

Produção Musical: Lincoln de Lima

Produção Executiva: José Parrança

Engenheiro de Gravação, Mixagem e Masterização: Gabriel Vasconcelos

Gravado: ao vivo na Vibra São Paulo

Mixado e masterizado no: Century


Direção: Anselmo Troncoso


1. Interessante (ao vivo)

Composição: Lincoln de Lima, Rodrigo Oliveira


2. Todo Amor do Mundo (Ao Vivo)

Composição: Cleitinho Persona, Lucas Morato


3. Me Perdoa (Ao Vivo) 

Composição: Brunno Gabryel, Ferrugem, Thiaguinho


4. Atrasadinha (Ao Vivo)

Composição: Diego Itallo, Ender Erika, Leo Brandão, Wynie Nogueira


5. Apaguei Pra Todos (Ao Vivo) feat. Sorriso Maroto

Composição: Cleitinho Persona, Elizeu Henrique


6. Pra Você Acreditar (Ao Vivo) feat. Sorriso Maroto

Composição: Cleitinho Persona, Lucas Morato


7. Meu Bem (Ao Vivo) feat. Sorriso Maroto

Composição: Dilsinno


8. Me Bloqueia (Ao Vivo)

Composição: Enry Sanches


9. Eu Juro (Ao Vivo) feat. Mari Fernandez

Composição: Diogo Melim, Rodrigo Melim, Felipe Escandurras, Gabriel Cantini


10. Nossa Vida Parou / Você e Eu (Ao Vivo) 

Composição: Diego Jorge, Lincoln de Lima, Alcir Souza, Ferrugem


11. Eu Não Sou de Me Entregar /Tá na Cara / Sinto Sua Falta (Ao Vivo)

Composição: Brunno Gabryel, Rodrigo Oliveira, Edgar do Cavaco, Marquinhos de Moraes


12. Me Enganei (Ao Vivo) feat. Puro Clima

Composição: André Santos, Rodrigo Oliveira


13. Bagaceira (Ao Vivo) feat. Turma do Pagode

Composição: Enry Sanches, Lincoln de Lima


14. Tristinha / Bota a Cara (Ao Vivo) feat. Turma do Pagode

Composição: Diego Jorge, Lincoln de Lima


15. Eu Sou Feliz Assim (Ao Vivo) feat. Mumuzinho

Composição: André Renato, Rhuan André

Comentarios


bottom of page